Um sistema automático para limpar óculos desportivos, evitando falta de visibilidade ou distrações, venceu o concurso de empreendedorismo WinUBI da Universidade da Beira Interior (UBI).
Francisco Duarte e Diogo Correia são os inventores do “RideSafe” que pretende «aumentar a segurança de quem pratica BTT, motocrosse ou esqui, entre outras atividades», descrevem os dois engenheiros recém-formados na Covilhã. O dispositivo consiste numa película de limpeza que pode ser aplicada em quaisquer óculos e cujos motores são acionados através de um botão sem fios instalado num guiador, volante ou bastão. Francisco Duarte adianta que «o prémio vai impulsionar as ações que já estão a ser desenvolvidas para comercializar a invenção». O projeto “RideSafe” vai receber 3.000 euros para a realização do capital social da nova sociedade e ainda apoio em consultoria.
O segundo prémio foi atribuído ao projeto PCL, uma ideia de negócio que consiste num laboratório para produção de medicamentos manipulados e outros produtos que possam ser preparados em pequena escala. A ideia surgiu na sequência da experiência profissional na área farmacêutica de duas irmãs, Ana e Rita Palmeira, que encontraram «dificuldades na disponibilidade de medicamentos manipulados no mercado». Os medicamentos manipulados são utilizados em casos específicos e o projeto pretende servir farmácias hospitalares e comunitárias, assim como instituições de investigação.
Ana e Rita Palmeira vão receber 2.000 euros para a realização do capital social da nova sociedade, que deverá trabalhar em conjunto com a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Este projeto ganhou ainda o Prémio de Empreendedorismo Feminino pelo qual receberá 1.500 euros.