Arquivo

Dívidas de luz e gás vão para lista negra

O Governo vai criar uma lista negra para quem deve mais de 75 euros aos prestadores de serviços essenciais de luz e gás.

A notícia é avançada hoje pelo “Diário Económico” e a medida constará da proposta de alteração do decreto-Lei 172 de 2006, que define os princípios gerais da organização e funcionamento do sistema elétrico nacional. A partir de Janeiro do próximo ano arranca o reforço da liberalização que implica a extinção das tarifas reguladas e fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para os consumidores domésticos de luz e gás natural.

Com o aumento expectável da concorrência, haverá um maior número de clientes a mudarem entre operadores energéticos e as empresas fornecedoras não têm como avaliar o risco potencial do cliente. Há cada vez mais portugueses com faturas da luz e gás em atraso. Só nos primeiros quatro meses do ano a Deco, Associação de Defesa do Consumidor, recebeu 152 pedidos de ajuda para pagar estas dívidas, cenário que até há pouco tempo era residual.

Sobre o autor

Leave a Reply