Arquivo

Dirigentes afastados retomam tempo inteiro

Polémica no Sindicato dos Bancários do Centro termina com plataforma de entendimento

A direcção do Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) decidiu revogar a penalização aplicada a quatro dos seus membros, um dos quais em representação do distrito da Guarda, que retomaram o tempo inteiro na organização até ao final do mandato.

«Após intervenção conciliatória do ex-membro da direcção e ex-coordenador da Tendência Socialista Luís Vilar [presidente da concelhia do PS e vereador na Câmara de Coimbra] obteve-se o consenso final entre as partes desavindas, tendo sido elaborado um documento intitulado “Plataforma de Entendimento”», lê-se num comunicado elaborado, em conjunto, pelos dirigentes que se tinham considerado vítimas de «saneamento político» – Aníbal Ribeiro (Guarda), Carlos Silva, Freitas Simões e Luís Fragoso – e pelos restantes membros da direcção. Há quinze dias, estes quatro elementos da direcção do SBC queixaram-se de ter sido vítimas de «saneamento político» pelo executivo liderado por Osório Gomes há 26 anos, na sequência de uma deliberação com seis votos favoráveis e cinco votos contra que lhes retirava o tempo inteiro na estrutura sindical. Na base desta decisão esteve um manifesto de teor político-sindical, relativo ao próximo mandato, subscrito pelos quatro dirigentes, em que defendiam uma solução alternativa para o futuro e que foi entendido por Osório Gomes como «falta de solidariedade».

A “Plataforma de Entendimento” alcançada revoga aquela deliberação, permitindo aos quatro elementos assumir os seus cargos a tempo inteiro até ao final do mandato. As partes assumiram também o compromisso de elaborar em conjunto uma lista candidata aos corpos gerentes do sindicato que «permita uma renovação, sem prejuízo do respeito por aqueles que têm um passado de luta pela defesa dos interesses dos bancários». As eleições estão previstas para o final de Abril. A direcção integra 14 elementos, 11 dos quais a título efectivo. O SBC abrange os distritos de Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Sobre o autor

Leave a Reply