Arquivo

Diretor do SEF detido

O diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária por estar, alegadamente, envolvido num esquema de corrupção de atribuição ilegal de “vistos gold”, segundo avançam a edição online do “Expresso” e o “Correio da Manhã”.

Além Jarmela Palos, foram também detidos o presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes, esta última confirmada pela SIC. As detenções ocorreram na sequência de buscas feitas à sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Porto Salvo (Oeiras) por elementos de Polícia Judiciária, revelou à Lusa fonte do organismo.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já emitiu um comunicado onde informa que estão ainda em curso 60 diligências em diversos pontos do país e foram emitidos outros mandados de captura, pelo que se espera que outros responsáveis sejam detidos ao longo do dia. A Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar suspeitas de crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais.

Manuel Jarmela Palos, que é diretor nacional do SEF desde 2005, tendo sido nomeado pelo então ministro da Administração Interna e atual presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, preparava-se para viajar para fora do país antes de ser detido pela PJ nesta manhã, de acordo com o que a SIC conseguiu apurar. A Procuradoria-Geral da Republica confirmou no início de junho que o Ministério Publico (MP), em conjunto com a PJ, estava a investigar suspeitas de corrupção na atribuição de vistos “gold”.

Na altura, o MP esclarecia que estava a investigar «suspeitas de corrupção na atribuição de “vistos gold”», mas sem que houvesse alguém constituído arguido.

Sobre o autor

Leave a Reply