Arquivo

Diocese da Guarda representada em exposição espanhola

Só não será com as três peças de arte sacra que tinham sido anunciadas há semanas

A Diocese da Guarda vai estar representada na exposição religiosa “Las Edades del Hombre”, que vai decorrer na Catedral de Santa Maria, em Ciudad Rodrigo, a partir de 9 de Junho. Só não se sabe com quantas peças. A decisão será conhecida nos próximos dias, mas “O Interior” sabe que não deverão estar presentes as três peças de arte sacra inicialmente anunciadas. A mostra prolonga-se até Novembro.

A Diocese da Guarda terá proposto três peças à comissão organizadora da exposição, no entanto, só uma terá sido aceite. Para já, o cónego Cunha Sério, presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra, prefere não revelar quantas irão viajar até Ciudad Rodrigo, remetendo mais esclarecimentos para uma conferência de imprensa agendada para os próximos dias e em que participarão bispos e outras individualidades espanholas e portuguesas. Contudo, adianta que o número de peças presentes na exposição «não é o que gostaríamos de ter», lamentando que seja «difícil competir com as maravilhosas peças espanholas». Uma coisa é certa: a Diocese vai participar no evento, «até porque o Bispo de Ciudad Rodrigo e o Bispo da Guarda fizeram questão que assim fosse», sublinha.

Por outro lado, Eugénio da Cunha Sério recorda que «também há pessoas que não gostam que as peças saiam das suas paróquias». Há cerca de dois meses foi divulgado que a Guarda estaria representada nas “Edades del Hombre” com três peças, nomeadamente o “Divino Salvador”, imagem de Cristo Ressuscitado, pertencente à Igreja Paroquial de Aldeia do Bispo (Guarda); uma cruz de altar em madeira e marfim, da Igreja Paroquial de Vila Cova à Coelheira (Seia); e o Retábulo da Anunciação, propriedade do Museu da Guarda.

De acordo com os responsáveis diocesanos, tanto o “Divino Salvador” como a cruz de altar enquadravam-se perfeitamente no espírito da exposição. Quanto ao “Retábulo da Anunciação”, em pedra de ançã, da escola de João de Ruão, já existiam algumas reservas por causa, designadamente, do seu tamanho e dos cuidados que inspira na desmontagem, transporte e montagem. “Kyrios” é o tema desta edição das “Las Edades del Hombre XIII”, que decorre este ano em Ciudad Rodrigo. Trata-se de uma iniciativa sem precedentes pela sua originalidade e magnitude, que, desde 1988, difunde o património das 11 dioceses de Castilla y León e transforma as catedrais em centros de exposição. Assim, entre Junho e Novembro, a Catedral de Ciudad Rodrigo vai acolher uma colecção de arte sacra inigualável que contará com peças das Dioceses espanholas e portuguesas. A mostra, à semelhança de edições anteriores, constituirá uma referência cultural no calendário espanhol e europeu. O evento está a ser preparado ao pormenor, tanto assim que a Catedral de Santa Maria está encerrada desde Abril. Os trabalhos de requalificação alargaram-se igualmente à zona envolvente da basílica e a toda a parte histórica da cidade fronteiriça para receber da melhor forma os milhares de visitantes esperados.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply