Arquivo

Desfile carnavalesco vai anteceder “Julgamento do Galo” na Guarda

Este ano, o ponto forte da programação do “GuardaFolia” acontece no Domingo Gordo e vai envolver as freguesias

Este ano, o Carnaval vai ser ao domingo na Guarda. O programa do “GuardaFolia”, de animação carnavalesca, foi divulgado segunda-feira pela Câmara e quer pôr os guardenses na rua.

Em destaque está o tradicional “julgamento do galo”, um espetáculo inspirado na tradição popular do concelho, que será antecedido da realização, pela primeira vez, de um desfile carnavalesco com a participação de 23 freguesias entre a Alameda e a Praça Velha. Duas iniciativas que vão decorrer no Domingo Gordo, a 7 de fevereiro, e serão o ponto alto de um evento que inclui também a abertura de “Tabernas do Entrudo” em casas desocupadas do centro histórico. O “GuardaFolia” é promovido de 5 a 9 de fevereiro e começa com o habitual desfile dos mais pequenos pelas ruas principais da cidade, na tarde do dia 5. O programa conta ainda com uma “Fun Run”, no dia 7, e o espetáculo “Juntos em Revista” no TMG no dia 8.

Com o mote do Carnaval «mais engalanado de Portugal», a cidade mais alta quer criar o seu espaço nos roteiros carnavalescos da região. «Temos uma marca, o galo, que só temos que engrandecer e inovar para atrair mais gente», disse Álvaro Amaro na conferência de imprensa de apresentação do evento. Quanto ao desfile, o presidente da Câmara deixou claro que não quer «nenhum cortejo etnográfico. Quero um cortejo animado, satírico, divertido, porque isso é característico do Carnaval», afirmou, adiantando que se as condições meteorológicas não o permitirem, o desfile e julgamento serão realizados na terça-feira. Este ano, o galo está a ser concebido por Fernando Merino, artista espanhol residente na Guarda, Agostinho da Silva e alunos de Artes da Escola da Sé.

A coordenação artística está a cargo de José Rui Martins, do ACERT, num desfile/ espetáculo que vai envolver «cerca de 200 pessoas», adiantou o vereador Victor Amaral, segundo o qual o desfile será «aberto à participação de todos os que o quiserem integrar». Questionado sobre o orçamento da atividade, Álvaro Amaro não soube precisar o montante exato, dizendo apenas que a freguesia que vencer o desfile vai receber mil euros e que cada localidade terá direito a 300 euros pela participação. Por outro lado, a contratação de equipamento de som e luz para o “Julgamento do Galo” vai custar mais de 7.000 euros.

O galo vai ser julgado por D. Sancho na Praça Velha

Sobre o autor

Leave a Reply