Arquivo

Desemprego baixa ligeiramente em maio

Apesar do ligeiro recuo registado entre abril e maio, a evolução do desemprego em Portugal nos últimos 12 meses revela tendência de crescimento.

Nos últimos 12 meses o desemprego jovem em Portugal não deu sinais de recuar enquanto na população ativa entre os 25 e os 74 anos continua a revelar uma tendência de crescimento, apesar da ligeira queda registava entre abril e maio deste ano.

Segundo os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia, hoje divulgados, no mês de maio estavam sem emprego 932 mil portugueses entre os 25 e os 74 anos e 171 mil com menos de 25 anos.

Portugal continua, assim, a apresentar a terceira taxa de desemprego mais elevada da União Europeia (17,6 por cento em maio). Pior, só a Espanha (26,9 por cento ) e a Grécia (26,8 por cento, dados de março), todos muito acima da zona euro (12,1 por cento).

Focando no desemprego jovem (cidadãos ativos com menos de 25 anos), Portugal mantém terceira posição, apresentando em maio uma taxa de 42,1 por cento. À nossa frente voltam a estar os suspeitos do costume: Grécia (59,2 por cento, em março) e a Espanha (56,5 por cento).

Sobre o autor

Leave a Reply