Fornos de Algodres e Aguiar da Beira aproveitaram as vésperas de Natal para pôr o calendário em dia. No último sábado, as duas equipas disputaram um jogo em atraso e clarificaram a classificação da competição, já que o Fornos venceu um adversário directo aos primeiros lugares da tabela da Iª Divisão do Distrital da Guarda.
No entanto foram os visitantes que entraram bem na partida, com uma jogada rápida de Luís, que foi travado em falta. Na transformação do livre, Agostinho rematou ao lado. De seguida, Xico Monteiro passou para Bruno, mas Pedro antecipou-se bem e cortou uma jogada que poderia ser perigosa. Aos 21 , Cardoso, em contra-ataque, rematou, mas o guarda-redes do Aguiar esteve novamente atento. Pouco depois o avançado fornense rematou ao lado. Os locais continuaram a criar jogadas de perigo, numa delas Felipe Gomes cruzou para Cardoso atirar por cima da baliza. Já num canto foi Pedro Ferreira a cabecear por cima. Aos 38 , Bruno Costa correu em direcção à baliza de Pedro, mas terá havido contacto quando este saiu dos postes. O árbitro, que acompanhava o lance, nada assinalou, mas fica a dúvida. O Aguiar da Beira ia defendendo como podia face à pressão do Fornos de Algodres, que, aos 45 , ficou reduzido a 10 unidades com a expulsão de Cardoso após uma agressão sem bola a um jogador do Aguiar.
Logo no início da segunda parte, Nuno Clemente rematou forte para defesa de Inácio. Depois Felipe Gomes podia ter feito o golo, mas o chapéu levou a bola a rasar o poste da baliza aguiarense. Aos 67 surgiram dois lances seguidos de perigo dos locais. Primeiro foi Xico Monteiro a combinar com Felipe Gomes, que atirou por cima. Depois foi Fábio, na esquerda, rematou obrigando Pedro a defender para canto. Na cobrança, Felipe Gomes cabeceou à barra. Os locais iam tentando o tudo por tudo para chegar ao golo. Aos 66 , nova hipótese para os fornenses, mas o remate de Rebelo saiu a rasar o poste direito. No minuto seguinte, o Aguiar respondeu com um remate ao lado de Agostinho. As duas equipas jogavam taco-a-taco, embora o domínio pertencesse por inteiro aos locais. Tanta pressão acabou por dar frutos aos 73 , quando Felipe Gomes entrou na área e concretizou o primeiro e único golo do encontro. Três minutos volvidos, Nuno Gomes foi expulso por agressão sem bola a um jogador fornense. Aos 80 aconteceu nova expulsão para os visitantes, já que Tino rasteirou Bruno à entrada da área e viu o vermelho directo.
No livre consequente, Xico Monteiro atirou por cima. Pouco depois foi a vez do presidente do Aguiar da Beira ser expulso por protestos. A partida foi bem disputada por ambas as formações, embora os visitantes tenham defendido como puderam face ao domínio dos locais. O trio de arbitragem, chefiado por Pedro Afonso, fez uma boa actuação.
Cristina Sofia