Arquivo

Demissões atrasam escolha de candidato em Aguiar da Beira

Processo de selecção de cabeça de lista às autárquicas no concelho está parado, depois da saída do líder da concelhia socialista

Numa altura em que se aguarda pela revelação dos nomes dos candidatos do PS às próximas eleições autárquicas, a Federação Distrital, liderada por José Albano Marques, tem um assunto por resolver em Aguiar da Beira. É que a maioria dos dirigentes da concelhia demitiu-se. Como são as estruturas locais que escolhem os candidatos às Câmaras, o processo está parado naquele concelho.

São cinco os elementos da estrutura concelhia que apresentaram a demissão no final do ano passado, incluindo o seu líder, Paulo Mendes. Pouco mais de três meses depois, o presidente demissionário garante a O INTERIOR que a sua decisão é irreversível: «Da minha parte não vai haver de certeza recuos e, ao que julgo saber, da parte dos restantes quatro elementos também não», sublinha. Na origem da saída dos cinco dirigentes terão estado desentendimentos com o presidente da Federação do PS, aquando das últimas eleições para a direcção distrital, que opôs José Albano Marques a Eduardo Brito. «A nossa demissão teve a ver com uma determinada postura da candidatura de José Albano Marques e com a forma como foi gerido todo o processo», acrescenta Paulo Mendes, remetendo mais explicações sobre o sucedido para a Federação, porque, segundo diz, comprometeu-se a não os revelar publicamente.

Paulo Mendes diz ter consciência que o PS tem «um grande desafio» em Aguiar da Beira – município onde o partido nunca conseguiu conquistar a Câmara Municipal –, numa altura em que «deveria existir já uma base de trabalho com vista à elaboração das listas e estratégias para as eleições que se avizinham». O presidente demissionário realça que a sua intenção de abandonar a comissão política, assim como a dos restantes militantes, foi comunicada «com antecedência» aos órgãos distritais. «Demitimo-nos logo no final do ano exactamente para que houvesse tempo para preparar as autárquicas, pelo que a situação actual nada tem a ver connosco», ressalva Paulo Mendes. Resta agora saber que solução vai encontrar José Albano Marques em Aguiar da Beira: se os elementos suplentes que existem assumem o comando do PS no concelho ou se haverá eleições para a constituição de uma nova comissão política.

Para já, sabe-se que a Federação tem uma sede para inaugurar na vila, instalações de que os socialistas locais ainda não dispunham. O INTERIOR tentou ouvir o presidente da Federação socialista da Guarda, mas José Albano Marques não pôde prestar declarações por motivo de doença. Face a este impedimento foi contactado o vice-presidente da estrutura, André Figueiredo, que não quis, para já, prestar declarações sobre o assunto.

Comentários dos nossos leitores
por aguiar da beira alipio.batista151019472009@hotmail.com
Comentário:
É bom que lancem o Sr. Dr. Lacerda que um bom elemento para Aguiar da Beira e muito querido.
 

Sobre o autor

Leave a Reply