O TMG apresenta sábado à noite um cine-concerto com duas obras-primas do cinema mudo e um filme “mudo” por opção estética que serão musicados ao vivo por três músicos guardenses: Kubik, Micro Animal Voice e Élia Fernandes.
Do fascinante cinema experimental de Man Ray, passando pelo expressionismo plástico do russo Eisenstein, até à experiência fílmica de Samuel Beckett, são três propostas artísticas diferentes que resultarão em três experiências audiovisuais marcantes. “Romance Sentimentale”, de Sergei Eisenstein e Grigori Alexandrov, é a primeira das curtas a ser exibida e musicada por Kubik, o projeto de música eletrónica de Victor Afonso, artista com larga experiência musical no rock, na improvisação, na música experimental e na eletrónica. Segue-se “Emak – Bakia”, de Man Ray, que será musicada pelo projeto Micro Animal Voice, de Tiago Rodrigues. O músico tem trabalhado para diversos suportes e espetáculos, destacando-se o tema original do Julgamento e Morte do Galo do Entrudo (2011); a paisagem sonora de “Absinto: a fada verde” (2011).
O cine-concerto termina com “Film” (com Buster Keaton), de Samuel Beckett, musicada ao vivo por Élia Fernandes. A pianista guardense estudou nos conservatórios regionais da Covilhã e Castelo Branco e com o maestro Cristopher Bochmann. Participou em recitais de poesia e fez música original para peças de teatro no grupo de teatro Aquilo. Na música improvisada, colaborou com Luís Desirat, Nuno Rebelo, Américo Rodrigues, Greg Moore e Jean François Lézé, entre outros.