Desde Fevereiro que o Hospital Sousa Martins tem à disposição das grávidas do distrito da Guarda um curso de preparação para o parto. Esta preparação faz parte integrante dos cuidados pré-natais e são vitais tanto para a mãe como para o bebé. Nesta fase podem também ser lançadas as bases para a continuidade dos cuidados durante e depois do nascimento, estabelecendo-se uma relação de confiança entre as grávidas e a maternidade, através do planeamento de um parto em circunstâncias seguras e ajudando a família a preparar-se para uma maternidade e paternidade consciente.
O curso destina-se «a todas as grávidas a partir do sexto mês de gravidez (27-28 semanas)», adianta Leonor Almeida, e tem a duração de 14 semanas, «até ao final da gestação». A enfermeira afirma que «a presença do pai da criança durante as aulas é muito importante». O curso de preparação para o parto divide-se em duas partes, psicológica e física. «Na parte psicológica abordam-se temas como a anatomia e a fisiologia, cuidados sobre a gestação e pós-parto, cuidados ao recém-nascido, como a higiene, sono e repouso e amamentação», explica. Já na parte física as grávidas são ensinadas «a fazer alongamento da coluna, básculas da bacia, tonificação do perineo, relaxamento neuro-muscular, respiração e quando se chega às 35 semanas de gestação ensina-se a técnica expulsiva, que ensina como se deve actuar durante o parto». Está provado cientificamente que as grávidas que frequentam este curso são «mais controladas» durante o parto e têm mais conhecimentos dos cuidados a ter com os recém-nascidos.
Para além destas vantagens, as mulheres têm menor incidência de depressão pós-parto, mais segurança e menor ansiedade durante o nascimento. Assim, têm menor necessidade de analgesia, anestesia e de partos instrumentados, além de que a duração do trabalho de parto é mais reduzida. Segundo Leonor Almeida, o curso destina-se a preparar o casal para o parto, «diminuindo os seus medos e ansiedades, mas serve também para desmistificar esse momento, capacitando a mulher a participar nele de uma forma activa e controlada; familiarizar a grávida com o serviço e com a sala de partos; proporcionar o encontro entre grávidas, para partilhar experiências; e, finalmente, incentivar a amamentação». Esta iniciativa envolve todas as enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica do Hospital Sousa Martins, com creditação na formação da preparação para o parto pelo Método Psicoprofilático. As grávidas frequentam o curso duas vezes por semana, em dias alternados, às segundas e quartas e terças e quintas.