O município de Figueira de Castelo Rodrigo iniciou, na semana passada, o primeiro curso de navegador de recreio, ministrado em colaboração com a Abranconsult.
Esta acção abrange 20 formandos oriundos de diversas localidades da região. Concluída a formação teórica, a parte prática será ministrada no próximo dia 13, altura também para os futuros marinheiros serem submetidos ao exame final, adianta a autarquia. Se passarem, ficarão habilitados a comandar embarcações até sete metros de comprimento e 60cv de potência, em navegação diurna até três milhas da costa e seis milhas de um porto de abrigo.
Com a realização destes cursos, a Câmara figueirense quer atrair mais amantes desta modalidade ao Douro, sobretudo a Barca d’Alva, «localidade com magnificas condições para a navegação de recreio e a prática de desportos náuticos», recorda a autarquia em comunicado. De resto, ali se realiza anualmente uma prova de motonáutica do calendário do Campeonato do Mundo, enquanto a edilidade organiza, em colaboração com a Associação Portuguesa de Motonáutica, provas de Fórmula Futuro. Devido à «grande adesão» neste primeiro curso, o município está a ponderar abrir inscrições para o segundo curso de marinheiro já no início de 2009.