Os serviços dos CTT aumentaram hoje, em média, 2,9 por cento, naquela que é a primeira atualização das tarifas desde 2010.
Assim, o preço do selo do Correio Azul, até 20 gramas no formato normalizado, passa de 47 para 50 cêntimos, enquanto o selo do Correio Normal, até 20 gramas normalizado, custa 36 cêntimos em vez de 32 cêntimos. Já os registos simples sobem de 1,62 para 1,70 euros e os aumentos no Correio Verde variam entre cinco e 15 cêntimos. Segundo os CTT, «os preços dos serviços postais foram os que menos subiram na última década no universo das “utilities” [empresas de serviços básicos] e transportes».
«Tendo em conta que o consumo de produtos de correio é, na sua maioria (mais de 95 por cento) efetuado pelas empresas, a atualização tem um impacto negligenciável na economia das famílias, uma vez que o gasto médio anual em selos das famílias portuguesas ronda os três euros», referem os CTT.
Os Correios adiantam ainda que os expedidores nacionais de correio passam a beneficiar de uma diferenciação do preço por zonas, sendo que «com esta oferta, muito flexível, os Correios terão sempre a solução mais adequada a cada um dos seus clientes».