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Críticas vão para filas e tempo de espera

Inquérito aos alunos sobre Serviços da Escola

Os serviços da escola têm de modo geral uma avaliação positiva por parte dos alunos. É essa a conclusão a que chega um inquérito realizado junto de 3 turmas do 7º, 9º e 11º anos, num total de 73 alunos. Estes alunos foram interrogados sobre a classificação entre 1 e 5 que atribuiriam aos serviços da receção dos alunos, reprografia, papelaria, Serv. Administrativos, bar, cantina, Centro de Recursos e campo de jogos exterior. A média mais elevada é a do campo de jogos com 4,19, subindo também acima do 4 apenas o bar (4,06). Acima dos 3,5 situam-se ainda o Centro de Recursos (3,86) e os Serv. Administrativos (3,77). Abaixo dos 3,5 ficam a papelaria (3,46), a reprografia (3,35), a receção (3,34) e a cantina (3,11).

Solicitados a indicarem as críticas que fazem a cada serviço, foram apresentadas 242 críticas, uma média de 3,3 por aluno, podendo cada um apresentar críticas a todos os serviços. Dessas 242 críticas, 57 (24%) vão para o funcionamento da papelaria; 42 para o funcionamento do bar (17%); 41 (17%) para a cantina; 29 (12%) para a reprografia. 23 críticas (10%) são feitas ao funcionamento do campo de jogos; 20 críticas (8%) ao Centro de Recursos; 19 (8%) ao serviço de entrada e receção; 11 críticas (5%) aos Serviços Administrativos.

Sobre a papelaria, o serviço mais criticado, as críticas referidas apontam para o atendimento por uma única pessoa, referindo as filas enormes, o tempo longo de espera, o espaço reduzido e alguma confusão. Quanto ao bar, são também as filas as responsáveis pelo desagrado dos alunos, criando-se muita confusão e não conseguindo atender todos os alunos em certas horas, com a lentidão a ser uma palavra regularmente usada pelos inquiridos. Os alunos sugerem duas caixas e pessoas a atender nos 2 balcões desejando também maior variedade de bolos. Na reprografia, é novamente o tempo de espera e a fila o motivo da crítica, aliado à falta de espaço e aos preços considerados altos. Quanto à cantina, a apreciação é negativa sobre a qualidade da comida, que não é considerada “muito boa”, referindo também a falta de mesas disponíveis, nomeadamente para grupos. São também referidas a impossibilidade de repetir o prato e alguma desorganização, o que deveria implicar, segundo os alunos, maior intervenção dos funcionários. Na entrada as críticas vão ora para controle a mais ora para menos, apontando-se no entanto a necessidade de mais pessoas a certas horas. O Centro de Recursos é criticado por algum rigor que os funcionários põem nas condições de permanência no local, referindo vários a vontade de utilizar o espaço para jogos e lazer. Alguns queixam-se dos PC, ora sem Internet, ora lentos, ora em quantidade insuficiente. Nos Serviços Administrativos as queixas mais frequentes vão para o atendimento e alguma desorganização à chegada dos alunos. Quanto ao campo de jogos, a crítica vai para a inexistência de coberturas e a falta de sombras, a falta de material (bolas) para jogar, alguns equipamentos degradados e o jeito que dava haver ali bancos ou bancadas. O espaço é considerado pequeno demais e o acesso é também considerado pouco prático.

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