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Critérios de avaliação em Educação Tecnológica

Disciplinas uma a uma

Responde Teresa Paulos Soares, Delegada de Grupo:

Que disciplinas (e em que anos) ainda são lecionadas no Grupo de E.T.?

R: Neste momento as disciplinas lecionadas pelo grupo são apenas Educação Tecnológica nos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

É difícil ou fácil avaliar em Educação Tecnológica?

R: A dificuldade/facilidade em avaliar na Educação Tecnológica é a mesma das outras disciplinas. A avaliação é sempre uma tarefa difícil.

Que tipo de trabalhos fazem os alunos?

R. Os alunos realizam trabalhos de natureza teórica e prática. Elaboram trabalhos (individuais ou em grupo) de pesquisa sobre alguns temas lecionados e trabalhos práticos relacionados com as unidades temáticas definidas para cada ano letivo.

Os alunos são avaliados também pelo processo ou só pelo resultado? Que importância tem cada um desses lados?

R. Os alunos são avaliados pelo processo e pelo resultado. A importância está definida nos critérios de avaliação da disciplina, embora como é de prever a componente prática tenha um maior peso na avaliação.

Os alunos são avaliados também por testes escritos ou a disciplina é eminentemente prática?

R: Os alunos são avaliados por testes escritos/relatórios, trabalhos de pesquisa e trabalhos práticos.

Habituámos-nos a que ninguém reprovasse em Educação Tecnológica: é natural que assim aconteça nesta disciplina?

Como é uma disciplina teórico-prática, os alunos acabam por conseguir atingir os objetivos mínimos no final do ano. Nas avaliações periódicas ainda há algumas negativas.

Sendo uma disciplina com progressiva queda de importância no currículo, o que acha que os alunos perdem por não escolherem esta disciplina?

Perdem os alunos e perde o país. A disciplina de Educação Tecnológica é uma disciplina estruturante do currículo do 3º Ciclo que promove a literacia tecnológica dos alunos, reforça a coerência curricular, promove o sucesso educativo e serve ainda de disciplina propedêutica ao ingresso nas vias profissionalizantes do Ensino Secundário. Com a sua “quase” eliminação o currículo fica mais pobre pois reduz a capacidade dos alunos utilizarem instrumentos, processos e linguagens específicos inerentes ao ensino da tecnologia. Num mundo cada vez mais tecnológico é necessário dar aos alunos condições para desenvolverem projetos e resolverem problemas tecnológicos, pois é no 3º Ciclo que os jovens terão que fazer opções concretas quanto às vias de estudos a seguir.

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