Arquivo

Cristina Branco dá início ao Festival de Mulheres

A primeira mulher a actuar no Teatro Municipal da Guarda no âmbito do Ribeirinha – Festival de Mulheres vai ser Cristina Branco. A jovem cantora do apelidado “novo fado” sobe ao palco do grande auditório já amanhã, pelas 21h 30.

Sem procurar uma ruptura ingénua com a tradição do fado, Cristina Branco revitaliza essa tradição pela autenticidade da sua interpretação. A voz e a sensibilidade interpretativa de Cristina Branco procuram o difícil convívio dos textos com a musicalidade do fado, tentando encontrar um caminho expressivo tornando a música e a letra inseparáveis no sentir. «Canto o fado, mas não sou fadista», é como se apresenta a cantora Cristina Branco. As canções a que dá voz nos espectáculos passam por Alan Oulman, José Afonso, Joni Mitchell ou Júlio Pomar numa viagem que atravessa várias línguas e estilos e que termina, inevitavelmente, naquilo a que se pode chamar a Alma Portuguesa. Em palco, Cristina Branco vai ser acompanhada por Custódio Castelo na guitarra portuguesa, Ricardo Dias no piano, Alexandre Silva na guitarra clássica e Fernando Maia na viola baixo. O concerto terá a duração aproximada de 75 minutos.

Depois deste espectáculo seguem-se outros protagonizados, única e exclusivamente, por mulheres. Já que o TMG promove, durante o mês de Novembro, um festival inteiramente dedicado à arte no feminino. O Ribeirinha – Festival de Mulheres conta, no seu programa, com importantes presenças femininas. Para além de Cristina Branco, também Meira Asher, Sussan Deyhim, Tucanas, Fátima Miranda, Gerda Lepke, Ingrid Kerma e Liane Birnberg integram o cartaz deste festival que aposta na diversidade de propostas e na inquestionável qualidade das artistas convidadas. Da música às artes plásticas.

De resto, espectáculo musical conta com serviço de “Baby Sitting” do TMG, para facilitar a deslocação dos pais ao espectáculo. Na Sala Infantil, as crianças vão ser desafiadas com jogos e ateliers de leitura, expressão plástica, expressão corporal e modelagem de balões, entre outros. Este serviço é orientado por uma técnica especializada. Os interessados deverão inscrever os seus filhos na bilheteira do TMG até 72 horas antes do espectáculo pretendido. As crianças deverão ter entre 3 e 8 anos, o limite é de 25 inscrições. O serviço é totalmente gratuito.

Sobre o autor

Leave a Reply