São 10 as escolas do distrito que participam, desde o passado dia 8, no projecto “Corrida Solidária”, promovido pela organização Médicos do Mundo (MdM).
A segunda edição desta iniciativa de solidariedade vai mobilizar durante este mês mais de 740 escolas e 120 mil crianças e jovens, que vão correr para apoiar causas solidárias. Este ano sob o lema “Correr faz-te grande!”, o projecto tem como protagonista a atleta Naide Gomes, sendo que as corridas permitirão recolher donativos entre os alunos, que serão posteriormente entregues à MdM. Metade dos fundos angariados servirá para apoiar o projecto desta organização não governamental (ONG) em Timor-Leste. O restante será aplicado nas necessidades dos projectos nacionais da MdM, nomeadamente na aquisição de uma unidade móvel totalmente equipada e adaptada para a promoção da saúde junto de crianças e jovens portugueses.
Hoje participam a Escola Básica de Santa Clara e a Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, e no sábado é a vez do Infantário Favo de Mel, em Manteigas. A Escola Evaristo Nogueira, em São Romão (Seia), e o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Tazem (Gouveia) juntam-se à iniciativa na próxima sexta-feira, dia 26. A “Corrida Solidária” termina no distrito no último dia do mês com as participações do Jardim de Infância de Celorico da Beira – Associação Melhoramentos, Cultural, Desportiva e Recreativa de Celorico da Beira e da Casa D. João de Oliveira Matos, na mesma localidade.
Entretanto, aderiram ontem à iniciativa a Escola Básica do 1º Ciclo do Pinhel / Escola Básica 1 de Souropires e a Associação Lageosense Solidariedade Social (Lageosa do Mondego, Celorico da Beira), enquanto a Escola Profissional de Trancoso “correu” no dia 8.