Crespo de Carvalho, candidato do PSD à Câmara Municipal da Guarda, anunciou na última segunda-feira que irá entregar um documento a Manuela Ferreira Leite (PSD) e a José Sócrates (PS), exigindo que assumam «compromissos» com a Guarda para a próxima legislatura.
De acordo com o candidato, no documento que será entregue aos «dois dirigentes nacionais que podem liderar o próximo Governo» constam solicitações relacionadas com «a redução do IVA» nas regiões transfronteiriças e a manutenção das SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador) A23 (Guarda-Torres Novas) e A25 (Vilar Formoso-Aveiro) «sem portagens para residentes». Em relação à redução do IVA, o candidato defende que «era fundamental que se estudasse, desde já, a viabilidade de ter um IVA mais baixo na área fronteiriça», para acabar com a concorrência espanhola, onde o imposto é mais baixo que em Portugal.
Uma medida desta natureza seria importante para a «sobrevivência» de muitas empresas na região transfronteiriça. «É fundamental que haja um tratamento preferencial para o interior, se queremos continuar a ter o país a uma velocidade e não a duas», considerou. Em relação às SCUT, Crespo de Carvalho disse considerar «importante» que, num cenário de eventual introdução de portagens, que o futuro líder do Governo «se comprometa que empresas e pessoas residentes no interior estejam isentas».