À semelhança do que tem acontecido todos os anos nas comemorações do Dia da Cidade, assinalado no próximo dia 20, a Câmara da Covilhã presenteia os munícipes com um vasto programa de actividades por ocasião dos 133 anos da elevação a cidade. As festividades começam sábado e prolongam-se até segunda-feira, com desporto, cultura, inaugurações e homenagens com a atribuição da medalha de mérito a várias personalidades da urbe.
Os jogos desportivos de inteligência, como o terceiro torneio internacional de Xadrez “Cidade da Covilhã” promovido pela ADE no pavilhão da ANIL, ou o primeiro torneio regional de Damas, no salão multiusos do Grupo de Instrução e Recreio do Rodrigo vão preencher a tarde de sábado. Á noite, o Teatro-Cine acolhe o coro de Santo Amaro de Oeiras. O “V Grande Prémio de Atletismo” abre as festividades na manhã de domingo, seguindo-se às 15h30 a inauguração do arranjo urbanístico do Poço Grande, junto ao grupo de escola e recreio Campos Melo. Trata-se de uma pequena área de lazer naquela zona da cidade, para dar mais qualidade de vida aos habitantes daquele bairro situado na cota alta da cidade. Ao final da tarde, a Câmara inaugura o Centro de Dia do Dominguiso, rumando depois para o Teatro-Cine, que acolherá a “Noite do Associativismo”. Um espectáculo em honra das várias centenas de associações e colectividades do concelho, promovido e organizado pelo próprio movimento associativo.
O “Dia da Cidade”, na segunda-feira, começa com um percurso pedestre “A cidade e a Serra”, que partirá do Bairro da Biquinha, junto ao Estádio Santos Pinto até ao ponto mais alto de Portugal, a Torre, na Serra da Estrela. O passeio é promovido pelo Clube de Campismo e Caravanismo e tem partida marcada para as 9 horas da manhã. À mesma hora, no centro da cidade, os amantes das quatro rodas poderão apreciar uma mostra de automóveis clássicos (dos anos 40 aos 70) e desportivos. Às dez da manhã inicia-se a tradicional sessão solene da Assembleia Municipal com a intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na AM. Ao meio-dia, segue-se a sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho e a homenagem a José Carlos Diamantino, José de Jesus Nunes Simões, José Fiadeiro, maestro Campos Costa e Grupo Humanitário Dadores de Sangue (ver textos nestas páginas), onde não faltarão as habituais entregas de cadeiras de rodas aos mais necessitados.
À tarde, após a inauguração da exposição de Rudolfo Passaporte “Do Neo-Clássico ao Curvilinismo”, no edifício Arte e Cultura, seguem-se as inaugurações às escolas do primeiro ciclo da Borralheira e do Teixoso, que sofreram obras de beneficiação. A entrega de casas de habitação social nesta freguesia é um dos pontos altos da tarde. As festividades terminam no Teatro-Cine com a entrega de diplomas aos melhores alunos do último ano lectivo.