Arquivo

Covilhã é a melhor cidade da região, Guarda a segunda

Consultora avaliou indicadores que medem a qualidade de vida, o turismo e o ambiente para fazer negócios para avaliar o valor da marca de cada município

A Covilhã é a melhor cidade da região, conclui o estudo “City Brand Ranking” de 2015, realizado pela consultora Bloom Consulting. A “cidade-neve” ocupa a 30ª posição entre 308 municípios, a Guarda é a segunda melhor e fica-se pela 45ª posição.

A classificação nacional resultou da avaliação de indicadores que medem a qualidade de vida, o turismo e o ambiente para fazer negócios. Para tal, a consultora comparou diversos indicadores de natureza económica com um conjunto de 26 perguntas-chave, que sintetiza aquilo que as pessoas procuram num município a nível mundial. Este estudo tem como objetivo medir o valor da marca dos municípios e cada um deles pode consultar uma análise mais fina do seu desempenho junto da empresa que o desenvolve. Para elaborar esta lista, são analisados diversos indicadores económicos e sociais, como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante. Essa informação é depois cruzada com as pesquisas que são feitas na internet sobre todos os 308 municípios portugueses – a chamada “Digital Demand”.

Segundo o “Jornal de Negócios”, foram analisadas 51 milhões de pesquisas através do estudo de 26 principais termos de pesquisa (“brandtags”), em cinco línguas – entre esses termos estão compras, alojamento ou praia. A essas duas dimensões junta-se ainda o desempenho de cada município na internet, quer no seu site institucional, quer nas redes sociais. Sem surpresas, Lisboa continua a ser a melhor cidade portuguesa, sendo a primeira classificada na qualidade de vida, turismo e ambiente para fazer negócios. Seguem-se o Porto e Braga. O estudo da Bloom Consulting foi divulgado esta semana pelo “Jornal de Negócios”, que recorda que “City Brand Ranking” teve a sua primeira edição em 2014, pelo que é agora possível perceber quem melhorou ou piorou o seu desempenho.

Por cá, a Covilhã repete o primeiro lugar (ver quadro), registando novamente os melhores indicadores em termos de qualidade de vida, turismo e ambiente para fazer negócios. A Guarda volta a ser a segunda melhor cidade e até melhora o seu desempenho relativamente a 2014, enquanto Seia ocupa a terceira posição apesar de descer três lugares neste ranking nacional. O Fundão é quarta cidade ao classificar-se no 94º lugar, sendo a última localidade da região abaixo dos cem. No estudo anterior, a “capital” da Cova da Beira era 109ª. Depois surgem Gouveia (140º lugar), Sabugal (182º), Belmonte (187º), Manteigas (191º) e Almeida (195º), sendo que destas localidades quatro pioraram as suas performances e apenas a vila fronteiriça melhorou os indicadores. Acima da 200ª posição encontram-se as restantes vilas e cidades do distrito da Guarda e Cova da Beira, caso, por esta ordem, de Celorico da Beira, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Aguiar da Beira e Mêda. Fornos de Algodres ocupa a última posição no contexto regional, com o 294º lugar, que melhorou quatro posições relativamente a 2014.

Luis Martins A Guarda voltou a ser a segunda melhor cidade mas melhorou o seu desempenho relativamente a 2014

Sobre o autor

Leave a Reply