A PSP da cidade, Zeinal Bava, João Carvalho, Firmino Ferreira Gaudêncio, João Cardoso, José Eduardo Cavaco e Luís Veiga vão ser hoje homenageados pela Câmara da Covilhã no âmbito das comemorações do 141º aniversário da elevação a cidade. A efeméride é assinalada com várias iniciativas, com destaque para a apresentação, ontem, do projeto de requalificação do Teatro-Cine em Teatro Municipal. Já amanhã será assinado o contrato de instalação do Data Center da PT.
A cerimónia comemorativa do 20 de outubro e a homenagem a seis personalidades e uma instituição pública, devido aos «relevantes serviços prestados», está agendada para as 15 horas de hoje no Salão Nobre da autarquia. A PSP da Covilhã vai ser galardoada com a medalha de mérito municipal, categoria ouro, porque a «dedicação e empenho desta instituição contribui para que a cidade seja estatisticamente considerada uma das mais seguras do país». Também Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom desde 2008, vai receber a medalha de mérito municipal, categoria ouro, e ainda o título de cidadão honorário. Quanto a João Carvalho e Firmino Ferreira Gaudêncio vão receber a medalha de mérito industrial municipal, na categoria prata. O primeiro é, entre outros cargos, docente, presidente do Conselho de Administração da FITECOM – Comercialização e Industrialização Têxtil, sócio-gerente da Quinta dos Termos e presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior. Já o segundo é um empresário industrial que teve «sempre a preocupação de dar emprego e desenvolver as capacidades da freguesia de Vales do Rio, bem como das localidades vizinhas». Atualmente, emprega cerca de 160 pessoas na empresa que dirige, as Confecções Lança, e é desde 2001 vitivinicultor de quinta própria, em Vales do Rio.
Por último, Luís Veiga, João Cardoso e José Eduardo Cavaco vão receber os títulos de cidadãos honorários. Luís Veiga é empresário e, desde 1987, administrador do Grupo IMB, com empresas ligadas ao sector turístico e imobiliário. Por seu turno, João Cardoso é o CEO do grupo Teleperformance na Península Ibérica, enquanto José Eduardo Cavaco é diretor artístico e presidente da Banda da Covilhã, além de impulsionador do Festival da Cherovia e da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho. Durante a manhã de hoje será inaugurado o Museu de Arte Sacra da cidade, na Avenida Frei Heitor Pinto, cujo acervo de mais de 600 peças resulta da colaboração dos párocos do concelho.
O espaço acolhe coleções de pintura, escultura, ourivesaria, paramentaria e figuras de roca, do século XII ao século XX. Para amanhã está agendada a assinatura do contrato de instalação do Data Center PT e no sábado será inaugurada a Casa de Cultura “José Marmelo e Silva” no Paul.
Ricardo Cordeiro