Arquivo

Couto mineiro do Cabeço do Pião pronto para exploração

Bairro Chinês vai dar lugar a habitações de turismo rural

O projecto de reconversão das antigas habitações dos trabalhadores das Minas da Panasqueira, o antigo Bairro Chinês, já está concluído e pronto para ser «colocado no mercado» para exploração turística, avançou no último sábado o autarca Manuel Frexes, durante a visita às obras de requalificação do Cabeço do Pião.

O antigo couto mineiro situado em Silvares dá assim lugar a pequenas casas de habitação para turismo rural num investimento que ronda os 285 mil euros e está integrado no Projecto Rio, iniciado em inícios de 2003 para reconverter toda aquela zona num local turístico. O empreendimento foi inaugurado pelo ministro do Turismo, Telmo Correia, que o considerou «importante para o desenvolvimento do concelho do Fundão». «Temos que apostar num modelo de turismo em Portugal que seja diferenciado e que seja moderno», salientou o governante aos jornalistas, frisando que a aposta é o turismo «relacionado com o património e a cultura». Daí ter aprovado a candidatura “Fundão – Terras de Mistério” de 125 milhões de euros ao Programa PITER, considerando-a como «uma das melhores neste tipo e modelo» pois «parte de uma visão estratégica para se poderem fazer escolhas e opções», sublinhou. Uma visão que vai ao encontro da estratégia turística do Governo para o interior do país e, concretamente, para a Serra da Estrela. Telmo Correia voltou a salientar no Fundão – tal como tinha feito José Luís Arnaut durante as comemorações do 20 de Outubro na Covilhã – que o governo está «a preparar algumas soluções» para desenvolver o turismo no ponto mais alto de Portugal. «Toda a zona da Serra é um ex-libris que importa preservar. É uma realidade única com enorme potencialidade turística e estamos a trabalhar para lançar projectos âncora para esse desenvolvimento», adiantou, sem no entanto revelar as ideias em curso. «Não vamos antecipar esses mesmos anúncios. As coisas têm o seu tempo e o seu momento», disse, limitando-se apenas a dizer que se tratam de «soluções para o futuro» e que «gostaria que este governo deixasse resolvidas e encaminhadas ainda durante este mandato».

Concluída está também a Pousada da Juventude do Cabeço do Pião. A estrutura, que ronda um investimento de 166 mil euros, contou no sábado com um apoio de 40 mil euros do Governo para equipamento e terá capacidade para 50 camas divididas em quartos simples e camaratas. Segundo o autarca fundanense, a estrutura «deverá estar ao dispor dos jovens já no próximo Verão aquando do programa das Aldeias do Xisto».

Sobre o autor

Leave a Reply