Arquivo

Cooperativa investe 6 ME na reconversão de vinha

Freixo de Numão

A Cooperativa de Olivicultores e Vitivinicultores de Freixo de Numão (COVFM), em Vila Nova de Foz Côa, e os seus associados investiram nos últimos cinco anos cerca de seis milhões de euros na reconversão de vinhas, com recurso a fundos provenientes do programa VITIS.

Ilídio Santos, presidente da direção da COVFM, adiantou que esta tarefa na área de influência daquela cooperativa do concelho de Vila Nova de Foz Côa aumentou em cerca de 50 por cento a produção de vinho, o que obrigou a uma reestruturação dos equipamentos da adega. «Por este motivo, a Cooperativa viu-se obrigada a realizar um conjunto de investimentos superiores a um milhão de euros, recorrendo ao crédito bancário em 750 mil euros, colocando uma dúzia de novas cubas de fermentação e duplicando a capacidade de frio, entre outras melhorias», revelou o responsável. Segundo previsões dos dirigentes da estrutura vitivinícola, as obras de modernização em cursos na COVFM estarão concluídas no final de julho.

A Cooperativa de Freixo de Numão está a celebrar o 60º aniversário com várias iniciativas. Atualmente, esta instituição agrega mais de um milhar de produtores de vinho e azeite daquele território do Douro Superior.

Sobre o autor

Leave a Reply