Arquivo

Conservatório de Música da Covilhã aposta na formação musical

Workshops e projectos de formação são a prioridade deste ano lectivo

Para além da qualidade das acções, a formação das crianças será a principal aposta do Conservatório Regional de Música da Covilhã, que apresentou recentemente o plano de actividades para o próximo ano lectivo. Com uma nova direcção pedagógica, constituída pelo professor da EPABI Rogério Peixinho, pelo professor do Conservatório Paulo Tobias e pelo saxofonista do grupo “Santos e Pecadores” Paulo Ramos, o Conservatório vai dar mais «acompanhamento e uma presença mais próxima» aos seus 230 alunos nas escolas de música, pré-primária e primeiro ciclo, referiu a “O Interior” Barata Gomes, director daquela instituição.

Para este ano lectivo, o Conservatório prevê a realização de quatro “workshops” na área de viola, percussão, trompete e saxofone, dois cursos de sensibilização à música durante as férias do Natal e da Páscoa e a continuidade dos projectos “A Escola e a Música” desenvolvido nas escolas do primeiro ciclo em parceria com a Câmara da Covilhã, “Notinhas Soltas” para crianças dos três aos seis anos de idade e que decorre em pré-escolas, nomeadamente da Santa Casa da Misericórdia, e o projecto “Coro dos Pequenos Cantores”, que nasceu no ano passado no âmbito da “Escola e a Música”. Barata Gomes espera que este seja o «ano da consolidação» deste pequeno coro com crianças dos 8 aos 13 anos de idade, mas revela alguma preocupação quanto à continuidade do projecto face às dificuldades financeiras da instituição. «Ou conseguimos ter este ano um patrocínio que possa dar corpo a este projecto ou então teremos que fazer as coisas com calma para não tennos custos nem problemas», referiu. A instituição vive praticamente da mensalidade dos 230 alunos, pelo que os dias não têm sido fáceis já que os 50 por cento das verbas financiadas pelo Ministério da Educação não têm sido suficientes. Pior, só mesmo os «atrasos no pagamento das verbas» o que agrava os «problemas financeiros das instituições».

«Este ano não vamos primar pela quantidade, mas pela qualidade», sublinhou aquele responsável, que perspectiva a realização de alguns concertos no concelho e noutras localidades. O primeiro acontecerá já em Novembro, quando o coro (Orfeão da Covilhã) actuará numa missa em louvor ao santo padroeiro dos músicos, prevendo-se ainda uma festa de Natal, um concerto pela Páscoa e um concerto em inícios de Maio pelos professores do Conservatório. Ainda para o final desse mês, está prevista a realização de um concerto ao ar livre com a participação de todas as classes musicais e coros do conservatório. Por resolver continuam as instalações da escola de música, cuja solução passará por reconstruir o actual edificio ou fazer uma nova escola noutro local. Enquanto isso não acontece, a direcção vai procedendo a algumas intervenções para proporcionar um «maior conforto» a alunos e professores.

Sobre o autor

Leave a Reply