Arquivo

Conselho Geral da UBI completo

Oito personalidades externas vão participar na elaboração do regulamento para a eleição do novo reitor

A Universidade da Beira Interior (UBI) escolheu, na última segunda-feira, as oito personalidades externas que vão fazer parte do Conselho Geral nos próximos quatro anos. O grupo «vai trazer experiência comprovada e novas sinergias para a instituição», acredita João Queirós.

E, por se tratarem de oito nomes «que dignificam a instituição», o actual vice-reitor adianta que podem contribuir «para o crescimento da universidade». Os seleccionados foram António Simões Lopes, Carlos Salema (ambos cooptados anteriormente para a Assembleia Estatutária), Paulo de Oliveira, Fernando Nobre, Joaquim Lima, Francisco Sousa Soares, João Seabra Pinto e José Fernandes. O primeiro é professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Bastonário da Ordem dos Economistas e reitor da Universidade Técnica de Lisboa. Carlos Salema, académico, professor e investigador, é presidente do Instituto de Telecomunicações, enquanto que Paulo de Oliveira é um reconhecido e bem sucedido empresário têxtil do concelho. A estes juntam-se Fernando Nobre, presidente da Assistência Médica Internacional (AMI); Joaquim Lima, director-geral da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), que se licenciou em Sociologia na UBI; Francisco Sousa Soares, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros; José Fernandes, director da Microsoft Portugal; e João Seabra Pinto, director da Siemens Medical Solutions.

Os próximos passos

Depois dos 21 membros internos do Conselho Geral terem procedido à cooptação das oito personalidades externas será eleito o presidente do grupo. Esta eleição, segundo João Queirós, será feita através de voto secreto e decorrerá «nos primeiros dias de Janeiro». Só depois será elaborado o regulamento para a eleição do reitor e aberto um concurso de candidaturas ao cargo. O vice-reitor prevê que este passo possa ser dado «ainda em Fevereiro». O mandato do reitor é de quatro anos, renovável apenas uma vez e os vice-reitores poderão ser externos à UBI.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply