Arquivo

Confraria dos Enófilos da Beira Interior entroniza novos confrades em Pinhel

A Confraria dos Enófilos da Beira Interior (CEBI) vai realizar nova entronização no sábado, na Casa da Cultura de Pinhel, pelas 19 horas. A cerimónia faz parte da Feira Beira Interior – Vinhos e Sabores, que decorre na “cidade-falcão” no fim de semana.

Entre as individualidades a ser entronizadas estarão o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito; a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa; a diretora Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Centro, Adelina Martins; o presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Constantino Rei; e o presidente do município de Pinhel, Rui Ventura, todos como confrades Honorários. Além destes serão ainda entronizados mais 18 novos confrades, adianta o Mordomo Regedor, José Almeida Garrett. A CEBI foi fundada em 1998. A sua criação teve origem na vontade de um grupo de enófilos, ligados aos diversos agentes económicos da zona de influência da Região Vitivinícola da Beira Interior, bem como de todos aqueles que de uma, ou de outra maneira, apreciam o vinho nas suas várias vertentes, económica, social e cultural.

Assim, os objetivos básicos desta confraria são promover, desenvolver e divulgar o vinho; dar a conhecer a zona vitícola da Beira Interior como produtora por excelência de vinhos de qualidade; engrandecer o vinho relacionado sempre que possível com os vários componentes sociais, regionais e culturais; promover e apoiar medidas de carácter associativo que tenham em vista o convívio, solidariedade e boas relações entre os associados; fomentar o consumo dos vinhos da Beira Interior e os seus derivados, quer no território nacional quer no estrangeiro; e valorizar os conhecimentos dos seus associados e da comunidade no que respeita ao vinho.

Sobre o autor

Leave a Reply