Inserido no 816º aniversário da Guarda, realizam-se hoje e amanhã, as “Conferências da Guarda” com o tema “Diálogo e conflitos – Judeus e Cristãos em Terras de Fronteira”.
Promovidas pela autarquia, as sessões decorrem na Sala António Almeida Santos e têm início marcado para as 9h30. Durante a manhã estão em discussão as “Relações entre cristãos e judeus na Idade Média peninsular”, por José Hinojosa Montalvo (Universidad de Valencia), seguindo-se “Judeus, cristãos e muçulmanos no Portugal Medieval”, que terá como oradora Filomena Barros (Universidade de Évora e CIDEHUS). “Comunidades e personalidades judaicas ao serviço e sob proteção da família real: uma relação mantida desde os primórdios da monarquia portuguesa até finais do século XV”, também estará em discussão, por Manuela Santos Silva (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). A terminar as sessões da manhã intervém Luís Afonso (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ARTIS-IHA) com o tema “Interações artísticas entre judeus e cristãos em Portugal”.
Durante a tarde as conferências continuam com Maria José Ferro Tavares (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), que fala sobre “Povoamento Judaico no território da Diocese da Guarda, durante a Idade Média”, seguida do tema “Falando de si mesmos. Duas comunidades próximas: os judeus de Guimarães e de Braga”, por José Alberto Tavim (Centro de História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Há ainda tempo para “Aspetos da controvérsia antijudaica na Idade Média portuguesa”, com Saúl Gomes (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e “ Las relaciones entre judíos y cristianos en los fueros medievales de Cáceres”, por Fernando Jiménez Barrocal (Archivo Histórico Municipal de Cáceres). O primeiro dia termina com “Os manuscritos hebraicos medievais portugueses (Séculos XIII e XIV)”, por Tiago Asseiceira Moita (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ARTIS-IHA).
Amanhã, Dia da Cidade, as conferências decorrem apenas durante a tarde, a partir das 14h30. A primeira intervenção será dedicada a “Relações entre judeus e cristãos na Idade Média”, por Isabel Cristina Fernandes, seguida de “Judaísmo e Arquitetura”, por José da Conceição Afonso. O encerramento será feito pela Embaixadora de Israel, Tzipora Rimon. As sessões são gratuitas mas é necessário inscrição, que pode ser feita em www.mun-guarda.pt ou pelo telefone 271 220 745.