Arquivo

Concurso Nacional de Piano da Guarda muito competitivo

Júri destacou o «grande nível» artístico dos 20 concorrentes que prestaram provas no TMG

As principais escolas pianísticas portuguesas marcaram presença na primeira edição do Concurso Nacional de Piano da Cidade da Guarda, que decorreu no pequeno auditório do TMG no passado fim-de-semana. Segundo Carlos Canhoto, da organização, o evento ficou marcado pela «grande competitividade e nível artístico dos 20 concorrentes», oriundos de conservatórios, universidades e escolas superiores de todo o país.

De resto, o júri não teve a tarefa facilitada para encontrar os vencedores nas quatro categorias. Na A (até aos 9 anos), o primeiro prémio foi para Maria Laura Nunes, enquanto Cláudia Inês Fernandes e Pedro Oliveira obtiveram, respectivamente, o segundo e terceiro prémio. Já Francisco Mendes e Eduardo Serra mereceram menções honrosas. Na categoria B (até aos 14 anos), Marta Patrocínio arrecadou o primeiro lugar, tendo sido apenas atribuído o terceiro lugar a Maria Leonor Lopes. Em vez do segundo prémio, o júri atribuiu uma menção honrosa a João Carlos Paula. Na categoria C (até aos 18 anos) não houve primeiro nem terceiro prémios, tendo sido distinguida prestação de Pedro Lopes (2º prémio) e de Miguel Mateus, com uma menção honrosa.

João Cunha, o concorrente do Conservatório de Música de S. José da Guarda, foi finalista neste escalão.

Na última categoria, a D (até aos 25 anos), o júri ficou-se pelo segundo prémio, concedido a Nuno Cernadas, e por duas menções honrosas para Filipa Cardoso e Sofia Braga, não tendo sido entregues o primeiro e o terceiro prémio. A idade dos participantes variou dos 8 aos 23 anos. Integraram o júri desta edição Fausto Neves (pianista e professor da Universidade de Aveiro), Carlos Canhoto (saxofonista e membro da direcção pedagógica do Conservatório de Música de S. José da Guarda) e Joana Resende (pianista e professora). O Concurso Nacional de Piano da Cidade da Guarda foi promovido pelo Conservatório de Música de S. José da Guarda e o Teatro Municipal da Guarda, com o apoio do Síntese – Grupo de Música Contemporânea. Amanhã à noite, o pequeno auditório volta a ser dominado pelo piano, mas na sua versão jazzística e de improvisação, com um concerto de João Paulo Esteves da Silva.

Sobre o autor

Leave a Reply