O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero/Douro concluiu obras de recuperação ambiental em várias localidades dos concelhos de Almeida, Sabugal e Vila Nova de Foz Côa, no âmbito do projeto “Frontera Natural”.
Segundo o AECT, uma das intervenções contemplou a recuperação dos lavadouros públicos de Freineda (Almeida), numa intervenção que «potenciou o uso da estrutura e o seu reconhecimento enquanto património histórico e cultural da aldeia». Em Aldeia Velha (Sabugal), foram efetuadas obras no passeio pedonal do Parque das Eiras, junto do rio Cesarão, para uso recreativo. Já na freguesia de Malcata, naquele concelho, está em curso a recuperação de antigas poças, em pleno coração da Serra da Malcata, e foi construída uma passadeira de madeira que permite atravessar a Ribeira Porqueira, bem como a sinalização dos pontos mais importantes da zona. No Sabugal os trabalhos consistem na instalação de um parque biossaudável na praia fluvial do rio Côa, segundo a AECT Duero/Douro.
No concelho de Vila Nova de Foz Côa, está concluído o projeto de limpeza da zona do Poço. Os cinco projetos estão inseridos num programa com mais de 100 obras de recuperação integral e sustentável de espaços degradados em outras tantas aldeias da fronteira abrangidas pela sua área de intervenção. Denominado “Frontera Natural”, o programa tem um orçamento global de 800 mil euros, sendo 600 mil euros cofinanciados pela União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013. O AECT Duero-Douro é um organismo transfronteiriço que reúne várias entidades de Portugal e Espanha.