A Comissão Europeia (CE) quer que as pequenas e médias empresas (PME) europeias aproveitem melhor os benefícios dos mercados emergentes em rápido crescimento, como a China, Índia, Rússia ou as regiões da Ásia do Sudeste ou da América Latina.
De acordo com a CE, apenas 13 por cento das PME da UE desenvolvem atividades internacionais e para que possam aproveitar melhor as potencialidades de outros mercados, a Comissão quer aperfeiçoar a coordenação e utilização dos recursos existentes, nomeadamente através da “Enterprise Europe Network”. Este portal, cujo link é http://www.enterprise-europe-network.ec.europa.eu/index_en.htm, permitirá acesso a informação mais pertinente e apoio às empresas que queiram penetrar em novos mercados, ajudando-as a procurar os parceiros locais adequados. «Promover os “clusters” empresariais e as redes vocacionados para a internacionalização das PME e criar um único portal de acesso à informação para aquelas que pretendam exercer a sua atividade para além das fronteiras da UE são outros dos objetivos», adianta a CE. Segundos dados oficiais, as 23 milhões de PME existentes na Europa representam dois terços do emprego no sector privado e cerca de 80 por cento dos novos postos de trabalho criados nos últimos cinco anos.