Arquivo

Coligação PSD/CDS à frente em todas as sondagens

Últimos estudos de opinião divulgados hoje, no derradeiro dia da campanha e antes das eleições de domingo.

Todas as sondagens divulgadas hoje, último dia da campanha eleitoral, dão vitória à coligação PSD/CDS, que consegue mais de 37 por cento das intenções de voto. O PS surge assim em segundo lugar.

O “Jornal de Negócios” online comparou os estudos de opinião – os últimos divulgados antes das eleições de domingo – e verificou que as sondagens da Eurosondagem, Intercampus, Católica e Aximage divulgadas quinta-feira e sexta-feira dão todas vitória à coligação Portugal à Frente (PàF). A média das sondagens dá 38 por cento das intenções de voto para o PSD/CDS.

Os partidos que estão atualmente no Governo, caso consigam estes resultados nas eleições de domingo, renovam o mandato, mas sem maioria absoluta. Já o PS recolhe uma média de 32,5 por cento das intenções de voto, entre estas três sondagens. Em terceiro lugar surge a CDU, com 9,1 por cento dos votos, enquanto o Bloco de Esquerda arrecada perto de 8,2 por cento.

O barómetro da Eurosondagem para a SIC e o “Expresso”, que era o único que ainda colocava o PS à frente da coligação em percentagem de votos, dá agora vitória à coligação com 37,7 por cento das intenções de voto. Esta sondagem foi feita com base em 2.067 entrevistas. O PS surge em segundo com 32,7 por cento, a CDU com 9,4 por cento e o BE com 6,7 por cento.

Já a sondagem da Intercampus, para a TVI, TSF e “Público”, dá 37,2 por cento para a coligação PSD/CDS, seguida do PS com 32,9 por cento. Isto no universo de 1.013 inquiridos. Nesta sondagem a CDU surge com 8,8 por cento das intenções de voto e o BE com 7,9 por cento.

A sondagem da Universidade Católica, que inclui mais de três mil inquéritos, para a RTP, Antena 1, “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias”, aponta para a vitória da coligação PSD/CDS com 38 por cento das intenções de voto. O PS consegue 32 por cento dos votos, a CDU e o BE recolhem ambos 9 por cento.

Já a sondagem da Aximage, para o “Negócios” e o “Correio da Manhã”, dá 39,1 por cento para a coligação. O PS consegue 32,5 por cento. Já a CDU arrecada 9,2 por cento das intenções de voto e o Bloco de Esquerda 9 por cento. Esta sondagem foi feita com base em 1.387 entrevistas efetivas.

Já na quarta-feira, 30 de outubro, tinha sido divulgada uma sondagem da Marktest, que dava 41 por cento dos votos à coligação “Portugal à Frente”.

Sobre o autor

Leave a Reply