O Côa Summer Fest regressa hoje a Vila Nova de Foz Côa para a quinta edição. Durante três dias, a Associação Juvenil Gustavo Filipe (AJGF) preparou vários concertos e atividades, entre as quais uma novidade, a Foz Color, uma “corrida colorida” agendada para hoje à tarde (18 horas).
«Dinamizar uma cidade com enorme potencial» é o principal objetivo deste festival, segundo Rui Pedro Pimenta, presidente da direção da AJGF. «Numa altura em que o verão já caminha para o seu término, chega de praia, queremos que o nosso público-alvo se desloque até Foz Côa durante uns dias», adianta o dirigente. A quinta edição conta com bandas «em ascensão» no panorama musical nacional como os Caelum’s Edge e os Átoa (amanhã), os Sexy and Color e sobretudo os HMB (sábado). «É um grupo que dispensa apresentações e é provavelmente o maior atrativo do cartaz», refere Rui Pedro Pimenta. Pelo palco montado junto ao gimnodesportivo local vão passar ainda DJ Ademar e Boys à la Carte (amanhã), enquanto II Mini DJ’s e os Mbrothers fecham a última noite do Côa Summer Fest, que tem entrada e campismo gratuito.
O evento inclui ainda uma “sunset party” (amanhã), “Jogos sem Limites” (sábado) e a “Foz Color”, uma corrida colorida com quatro quilómetros pelas principais ruas da cidade. O objetivo é «mostrar a todos os participantes os diversos pontos de Foz Côa e, de certa forma, ligar ainda mais a cidade ao festival», afirma o presidente da AJGF. Na edição anterior passaram pelo festival cerca de 2.500 pessoas e, para este ano, a organização espera a participação de cerca de 3.500. «A aposta deixou de passar só pela música fixando-se mais num patamar de festival da juventude com uma vasta oferta musical que permita ter um “target” maior e mais gente envolvida», revela Rui Pedro Pimenta. Na sua opinião, «Foz Côa, os seus jovens e os que nos visitam merecem que o festival continue e se torne um destino». A iniciativa é apoiada pelo município, Junta de Freguesia, CGD e Instituto Português do Desporto e Juventude.