Arquivo

Clube de Xadrez de Seia vence zona Norte da IIª Divisão

AD Estação ainda luta pela manutenção, enquanto que a formação senense também se “arrisca” a ganhar na IIIª

A equipa B do Clube de Xadrez de Seia é a nova campeã nacional da IIª Divisão, quando ainda está por disputar uma jornada. De resto, os xadrezistas do emblema senense beneficiaram de uma decisão da Federação que penalizou o Caneças, principal adversário, pelo que, mesmo sem jogar, o CX Seia já era campeão.

Defrontando o Vale de Cambra, uma das três equipas que partilhavam o segundo lugar e aspirante à subida, a equipa senense, formada por Carlos Carneiro, Paulo Costa, Edgar Pereira e Jorge Bastos, conseguiu vencer mais uma vez com brilhantismo, “arrasando” os adversários pela marca categórica de 4-0. No sentido inverso, a Associação Desportiva da Estação (Covilhã) perdeu em casa com o Caneças por 3-1 e adiou para a última jornada a tentativa de fuga à despromoção, sendo obrigada a obter melhor pontuação que o CX Kabab, de Santarém, com quem parte em igualdade pontual. O Estarreja ainda poderá ter uma hipótese mínima de garantir a permanência, mas para isso precisa de vencer o Alverca. Já a ADE visita o GX Escola Boa Nova, já despromovido, ao passo que o CX Kabab vai até Vale de Cambra.

Quanto à série da IIIª Divisão, a equipa C do CX Seia obteve uma vitória brilhante em Aveiro, onde defrontou o Sindicato dos Bancários do Norte, cimentando assim o primeiro posto quando também falta disputar apenas uma jornada para o término da prova. A equipa aveirense encontrava-se na quarta posição, a apenas dois pontos do CX Seia e na luta pela subida, pelo que se aguardava um jogo muito renhido e complicado. Depois de um largo período de equilíbrio, a balança começou a pender para os visitantes quando, após duas horas de jogo, Francisco Madeira derrotou Fernando Leitão. Na terceira hora de jogo Dora Leal conseguiu manter a sua performance de 100 por cento de vitórias ao derrotar Carlos Loureiro e, quase imediatamente a seguir, Vítor Leal assegurou a vitória no encontro ao empatar com Arnaldo Ferreira. Para terminar, José Abrantes ampliou a vantagem para 0-3 ao vencer Albano Ferreira. O CX Seia continua a comandar a série e na pior das hipóteses ficará em terceiro lugar. Para conquistar o título tem de vencer na última jornada mais uma equipa de Aveiro, o Primeiro Passo. Nesta série apenas a partida de Seia será importante para definir o primeiro lugar, pois não deverá ocorrer qualquer outra mexida na classificação dado o desnível dos encontros. Quanto à equipa B da ADE, ocupa a sétima posição, com 14 pontos, à frente das Esperanças Académica, com 12, e dos já despromovidos CCD Oriental de S. Martinho, também da Covilhã, com 10, e do NA Cucujães, com oito. Na derradeira ronda, a equipa B da ADE joga com o CX Montemor-O-Velho, enquanto que o Oriental joga na Universidade de Aveiro.

Sobre o autor

Leave a Reply