Arquivo

Guarda quer “entrar em jogo” no Euro 2004

Plano de promoção pretende atrair turistas e dinamizar o concelho na altura da competição

«Aguçar o apetite para as pessoas permanecerem na Guarda» é um dos grandes objectivos do “Plano de promoção para o Euro 2004” da cidade mais alta, apresentado na última terça-feira. A Câmara da Guarda pretende mostrar todas as potencialidades do concelho, de forma a captar o interesse dos muitos visitantes que Portugal receberá no próximo mês. Em relação à competição propriamente dita, vai ser instalado um ecrã gigante no Estádio Municipal, em conjunto com diversas actividades de diversão, para o público guardense poder “experimentar”uma emoção semelhante àquela que teriam, caso estivessem mesmo a assistir a um desafio ao vivo.

O plano de promoção visa «captar o interesse dos visitantes» que utilizem a fronteira de Vilar Formoso, «despertar o interesse pelas potencialidades turísticas do concelho» e «criar a necessidade de permanência», sublinha Álvaro Guerreiro, presidente da Câmara da Guarda em exercício. Neste sentido, estão previstas várias iniciativas, como a criação de folhetos promocionais no âmbito da realização do Campeonato da Europa de Futebol e a elaboração de três vídeos, destacando rotas temáticas como as da Lã, Arqueologia e da Pesca, bem como o roteiro natural do concelho da Guarda, para serem exibidos em vários pontos. Numa primeira fase, há algum tempo que se encontra a ser distribuído um folheto promocional, escrito em três línguas, por áreas de serviço, postos de informação turística, agências de viagens, em toda a zona da fronteira de Espanha e um pouco por todo o país. Tendo em conta que a «Guarda é a porta para o Euro 2004», o folheto pretende mostrar que é «relativamente fácil», para quem optar por ficar na cidade, a deslocação para as diferentes cidades que vão acolher jogos da competição. A cidade vai apresentar uma nova decoração com a utilização de bandeiras, “mupis” e “outdoors” alusivos ao evento, ao mesmo tempo que vai ser criada no Estádio Municipal uma “fan zone”, zona de acolhimento para os adeptos, com um ecrã gigante, instalado na zona frontal à bancada central, para proporcionar a “emoção” às pessoas, como se o jogo «estivesse a decorrer na frente delas», diz Guerreiro. Estas actividades decorrerão desde o primeiro dia do Euro 2004, 12 de Junho, até ao último, 4 de Julho. Simultaneamente, decorrerão as festas da Feira de São João da Guarda. Considerando que a «presença das pessoas na Guarda não pode passar incólume» durante este período, quem passar pelo Posto de Turismo da Guarda será “brindado” com um diploma a certificar da sua visita à cidade mais alta do país, a 1.056 metros de altitude.

Público da Guarda pôde ver a Taça do Euro “in loco”

Também no distrito de Castelo Branco vão ser promovidas diversas actividades por altura do Euro 2004. Desta forma, numa organização da Naturtejo, empresa de turismo E.I.M, a cidade albicastrense, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão vão aproveitar para aliar as suas feiras e festas ao grande evento que constitui o Euro. De 10 a 12 de Junho, primeiro dia da competição, vão ter lugar um festival internacional de música e outro de pirotecnia, assim como a transmissão directa dos primeiros jogos do grupo da selecção nacional, com o Portugal-Grécia e o Espanha-Rússia, no Estádio Municipal de Castelo Branco.

Entretanto, a Taça Henry Delaunay esteve durante dois dias em frente ao Hotel de Turismo da Guarda, dando assim oportunidade ao público guardense de observar o troféu que será entregue ao vencedor do Europeu de futebol, com 50 centímetros de altura, 10 quilos de peso e banhado a prata. O “Trophy Tour” chegou à cidade mais alta no domingo, apresentando diversas actividades que fizeram as delícias dos mais novos, com destaque para o Kinas, a mascote oficial do torneio. O veículo, decorado com as cores e o logotipo do Euro, apresenta no seu interior televisores que permitirão aos visitantes o visionamento de excertos mais emocionantes de jogos de futebol, acompanhados do hino do Euro, cantado por Nelly Furtado. Um dos atractivos prende-se com a inclusão de insufláveis, onde os guardenses puderam testar as suas capacidades futebolísticas. Esta digressão tem como grande objectivo levar a competição à população portuguesa, de forma a permitir um conhecimento mais profundo do torneio.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply