Arquivo

Circulação retomada na ER338

Trabalhos de requalificação de troço entre Manteigas e Piornos demorou três meses e chegaram ao fim apesar da contestação popular

Depois de três meses de controvérsia, a estrada ER338, entre Manteigas e os Piornos, reabriu ao trânsito na passada quarta-feira após obras de requalificação levadas a cabo pela Infraestruturas de Portugal (IP).

A reabertura aconteceu ao final da tarde de dia 9 e os trabalhos consistiram na renovação do pavimento em toda a extensão, melhoria do sistema de drenagem da estrada, reparação e colocação de nova sinalização horizontal e vertical e a reconstrução de muros em diversos locais ao longo do troço situado na Serra da Estrela, adiantou a empresa. Em comunicado, a IP refere que a concretização da obra «visa a melhoria das condições de conforto e segurança dos automobilistas que circulam nesta importante estrada com características singulares e inserida numa paisagem única» no país. Iniciada a 27 de maio, a intervenção nesta estrada com cerca de 12 quilómetros, localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, representou um investimento de 947 mil euros.

Na altura, a população e o município saíram à rua, tanto na vila como na Guarda, para exigir o alargamento da via e protestar contra o facto das obras cortarem trânsito nos dois sentidos. A autarquia também apresentou uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco, para tentar travar a empreitada, mas foi rejeitada Isto porque a IP alegou que o alargamento da estrada, como defendiam a autarquia e a população, era «ambientalmente inadequado e financeiramente insustentável». A empresa justificou decisão sublinhando tratar-se de uma estrada «de montanha, que se desenvolve ao longo do vale glaciar, onde se torna muito difícil, ambientalmente inadequado e financeiramente insustentável, qualquer cenário de alargamento da plataforma, face ao terreno acidentado e ao cenário geológico de elevada instabilidade que é atravessado.

Sobre o autor

Leave a Reply