A segunda edição dos Encontros Cinematográficos decorre entre amanhã e domingo no TMG com a exibição de filmes inéditos e a participação de realizadores e críticos.
A iniciativa é organizada pelo Teatro Municipal e a Associação Luzlinar, que dá destaque «a um conjunto de cinematografias singulares na perspetiva de explorar as suas relações e diferenças». Este ano participam Manuela Serra, Boris Lehman, José Nascimento, Manuel Mozos, Regina Guimarães, Saguenail, Carlos Melo Ferreira, Maria João Madeira e Luís Miguel Oliveira. Durante os três dias serão exibidos onze filmes e revelada uma retrospetiva integral da obra de ficção de Manuel Mozos. Haverá ainda sessões/tertúlias entre convidados e público. A iniciativa arranca amanhã à noite com o filme “O movimento das coisas”, de Manuela Serra, a que se segue o encontro com a realizadora e ainda Manuel Mozos. O primeiro dia termina com o filme “Freedom”, de Sharunas Bartas.
No sábado de manhã há uma masterclass do suíço Boris Lehman sobre “A auto-ficção”, que contará com a participação de Regina Guimarães e Saguenail. À tarde será exibido “Homme Portant”, de Boris Lehman, que falará depois com os espetadores, acompanhado de Regina Guimarães. Segue-se a projeção de mais dois filmes de Lehman, “Dernière Scène” e “Couple Regards Positions”. A sessão da noite inclui “Tarde demais”, de José Nascimento, e “Jaime”, de António Reis. Pelo meio, José Nascimento e Carlos Melo Ferreira falam do seu trabalho. O último dia dos Encontros é inteiramente dedicado à obra de Manuel Mozos, estando em cartaz “Um passo outro passo e depois”; “Xavier”; “…Quando troveja” e “4 Copas”. O encontro com o cineasta será a meio da tarde, pelas 17h30, e contará com a participação de Luís Miguel Oliveira e de Maria João Madeira.