O Dia Mundial da Poesia comemora-se amanhã na Guarda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão e Gouveia. A proposta mais invulgar acontece na “cidade-falcão” onde vai ser criado um “Estendal Poético”, no largo em frente aos Paços do Concelho.
Organizada pela autarquia, a atividade consiste «em expor peças de roupa com poemas de autores nacionais e estrangeiros», que foram selecionados e transcritos para as roupas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel, da Universidade Sénior e pelos leitores da Biblioteca Municipal. A atividade está integrada na semana da leitura. Na cidade mais alta, o Teatro do CalaFrio e a Casa de São Vicente, que fica na Rua da Trindade, no centro histórico, promovem à noite a sessão intitulada “A Poesia é o mistério de todas as coisas”. Participam José Neves, Valdemar Santos, Américo Rodrigues, Fátima Freitas, Daniel Rocha, António Godinho, José Monteiro, o projeto Ai! (César Prata e Suzete Marques) e o saxofonista Carlos Canhoto, entre outros. Contudo, a organização adianta que qualquer membro da assistência pode ler, dizer de cor ou cantar os seus poemas ou de outros.
No Museu da Guarda serão professoras e alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque que vão declamar poemas. No Fundão, a A23 edita a obra “Ecos do Trajecto seguido de Passo a Passo”, do poeta António Salvado. O lançamento decorre no Casino Fundanense pelas 21 horas, onde o médico António Lourenço Marques, o jornalista Fernando Paulouro e o escritor Alfredo Perez Alencart vão analisar o livro de um dos mais consagrados poetas da região. Em Figueira de Castelo Rodrigo, o grupo Trigo Limpo Teatro Acert apresenta o espetáculo “20 Dizer”, numa organização da autarquia. Estão previstas duas sessões: amanhã (15 horas), para o público escolar no auditório do Agrupamento de Escolas de Figueira, e no sábado (21h30) na Casa da Cultura. É também no sábado à tarde que o grupo RecitaSons dá um recital de poesia na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia. Do programa constam obras de Mário Cesariny, Eugénio de Andrade e Alexandre O´neill, entre outros, com apontamentos e interpretações musicais.