São quatro os grandes eventos que, a cada ano, fazem de Vila Nova de Foz Côa um destino muito procurado ao longo do ano.
Entre fevereiro e março, realiza-se a incontornável Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais a propósito do lindíssimo fenómeno da natureza protagonizado pela floração das amendoeiras. Por esta altura do ano, quando o Inverno tarda em dar lugar à Primavera, o concelho veste-se com um manto branco e rosa, cenário que é motivo para espetáculos musicais, feiras temáticas, exposições, atividades desportivas, visitas às quintas produtoras de vinho e ao Museu do Côa, montarias, passeios pedestres e de cicloturismo, animação de rua e o tradicional cortejo etnográfico.
Em abril acontece o Festival de Poesia, uma atividade iniciada há 33 anos e que este ano decorreu de 27 a 29 de abril, com leituras, música, debates, apresentação de livros e um espetáculo multimédia. Nesta edição foi homenageado João D’Avila numa cerimónia que contou com a participação das atrizes Maria José Baião, Maria José Pascoal, dos escritores Mário Cláudio, Jorge Maximino (diretor do festival), Teresa Martins Marques (em representação da Associação Portuguesa de Escritores), Fernando Pinto do Amaral (coordenador do Plano Nacional de Leitura), entre outros, e dos músicos Michel e Chalo Correia.
Em maio, no fim-de-semana de 19, 20 e 21, há outro motivo para regressar a Foz Côa com o Festival do Vinho do Douro Superior, a região onde surgiram os primeiros grandes vinhos não fortificados do Douro. O evento cumpre este ano a sexta edição e tem atraído milhares de visitantes, que podem provar vinhos e azeites de qualidade superior, além de assistir a concertos, provas comentadas e visitar quintas.
Em agosto, entre os dias 18 e 20, tem lugar o Côa Summer Fest, que já na sétima edição. Trata-se de um festival mais vocacionado para os jovens com concertos, atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas.
Por último, de 16 a 18 de novembro, realiza-se a 7ª edição do Cinecôa – Festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Côa. Em cartaz estarão filmes de várias épocas e géneros, algumas estreias nacionais, atividades paralelas e homenagens a realizadores.