A Comissão de Avaliação Externa da Fundação das Universidades Portuguesas revelou recentemente o relatório que compreende as licenciaturas na área das Ciências da Comunicação. Foram tidos em conta parâmetros como a organização institucional, os conteúdos programáticos e os planos de estudos de cada licenciatura. A Universidade do Minho alcançou o primeiro lugar na tabela de classificação. Quanto à Universidade da Beira Interior, a licenciatura em Ciências da Comunicação obteve a nota “Muito Bom” no que diz respeito à organização institucional, conteúdos programáticos, corpo docente e processo pedagógico, “Bom” no que se refere ao processo pedagógico, alunos (sucesso escolar e procura do curso), ao pessoal não docente, relações externas e internacionalização, gestão da qualidade e empregabilidade. Já no que diz respeito às instalações e equipamentos, a UBI alcançou a nota “Excelente”, tendo merecido, inclusivamente, uma aclamação especial por parte da Comissão. A mesma classificação foi obtida no parâmetro referente ao Ambiente Académico e Apoio Social.
Recorde-se que esta Comissão é nomeada pelo Conselho de Avaliação das Universidades Portuguesas e pelo Conselho de Avaliação da Fundação do Ensino Superior Privado da Associação Portuguesa do Ensino Superior (APESP).
Ao longo de vários meses, as Comissões nomeadas para o efeito visitaram os cursos de Comunicação Social da Universidade Técnica de Lisboa, Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, da Universidade Autónoma de Lisboa, Fernando Pessoa e Universidade Independente, Comunicação Social na Universidade do Minho, Jornalismo na Universidade de Coimbra, Novas Tecnologias da Comunicação em Aveiro e Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa.