Arquivo

Ciclo de Teatro Universitário começa domingo

Teatro- Cine da Covilhã recebe festival até 27 de Março

A peça “D. Quixote Revisitado”, do TeatrUBI – Grupo de Teatro Universitário da Beira Interior, inaugura domingo o Ciclo de Teatro Universitário, em cena no Teatro-Cine da Covilhã até 27 de Março, Dia Mundial do Teatro. TeatrUBI, CITAC e Teatro do Ser são os grupos que sobem ao palco até quarta-feira com representações clássicas ou mais experimentalistas.

A comemorar 15 anos de existência, cabe ao grupo da casa abrir o festival com a sua mais recente produção, que também estará em cena no dia seguinte. Com encenação de Viriato Morais, “D. Quixote Revisitado” é interpretado por Bruno Gonçalves, Ester Gonçalves, Luís Gil, Liliana da Silva, Mário Gomes, Miguel Furtado, Nathalie Naveda, Paula Nunes, Rita Malaquias, Rui Pires, Ricardo Silva e Sérgio Novo, actor cedido pela Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA). A vigésima produção do grupo baseia-se na peça escrita para marionetas por António José da Silva em 1733, “Vida do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança”. Recorrendo ainda à projecção vídeo e à manipulação de marionetas, a nova peça do TeatrUBI pretende ser uma «espécie de visita a um museu de arte barroca no século XXI». Na terça-feira é a vez do CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra subir ao palco com a peça “Aventuras Extraordinárias do Príncipe e do Castor”. Estreada em Janeiro último no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, aquando do “Evento Sartre e Beauvoir”, um projecto que o grupo levou a cabo para abordar o impacto do pensamento destes dois filósofos nas ideias sociais e culturais do século XX. Inspirada na vida e obra de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, “Aventuras Extraordinárias do Príncipe e do Castor” é um texto original escrito por vários elementos sob a direcção de Carlos Alberto Machado. A interpretação cabe a Ana Fernandes, Fernanda Silva, Luís Rodeiro, Maria Inês Coroa e Sílvia das Fadas, encenados por Tiago de Faria.

“O Teatro do Ser” – Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é proposta seguinte no cartaz do Ciclo de Teatro Universitário da Covilhã. “O Caso d’o meu caso” está em cena no Teatro-Cine na quarta-feira e resulta da adaptação de textos de três autores diferentes: “O meu caso”, de José Régio; “O Público em Cena”, de Almada Negreiros e “O Público”, de Federico Garcia Lorca, que aborda o mundo conturbado do teatro. O espectáculo conta com a encenação de Jorge Almeida e a interpretação de Carla Vieira, Francisco Neves, Magui Moura, Marta Salavisa, Nuno Pacheco, Paula Mendes, Ricardo Martins, Sofia Freitas e Tiago Gameiro.

Liliana Correia

Comentários dos nossos leitores
Alberto Dias alberto.dias@gmail.com
Comentário:
Uma peça do caneco!
 

Sobre o autor

Leave a Reply