O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vai colocar até ao início de 2005 três programas destinados à melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas, prolongando por muitos mais anos um estado de vida saudável.
Os programas, destinados a abordar a obesidade, as diabetes e os problemas cardíacos, pretende «equacionar com novas visões aquilo que é a abordagem terapêutica e a abordagem de colaboração com os próprios doentes para resolver os problemas de saúde», alertando-os assim para uma «área fundamental, que é a prevenção das doenças», explica Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do CHCB.
O primeiro programa, destinado a controlar a obesidade, já entrou em funcionamento na última segunda-feira no hospital Perô da Covilhã e consiste em aplicar um plano integrado de alimentação e de actividades físicas nos obesos, para que «percam peso de forma sólida e consubstancial». Mas para isso é necessário a «colaboração» das pessoas e uma equipa de técnicos treinados e supervisionados pelo responsável pelo programa, Temudo Barata, tendo sido criado para o efeito o “Serviço de Nutrição e Alimentação”.
O segundo programa a entrar em vigor no final deste ano destina-se ao tratamento e prevenção das diabetes, doença resultante dos desequilíbrios alimentares e da actividade física e considerada hoje como «uma das pragas do século XXI».
No início de 2005, o CHCB vai lançar o «projecto mais audacioso», refere Miguel Castelo Branco, pois destina-se à reabilitação de pessoas que já tiveram problemas cardíacos. Um programa que requer a criação de infra-estruturas e de espaços físicos adequados.