Arquivo

CHCB apresenta fatura informativa aos utentes

A partir de amanhã, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) passa a apresentar, a quem recorrer às urgências, uma fatura detalhada com o custo dos serviços prestados.

A medida não implica a cobrança de qualquer valor acrescido, tratando-se apenas de «um documento informativo que será entregue ao utente aquando da cobrança da Taxa Moderada», explicou Miguel Castelo Branco, presidente do conselho de administração do CHCB. O administrador garantiu que o documento «não tem como intenção dissuadir os utentes do acesso às urgências», mas antes «visa a consciencialização do utente, dando a conhecer de forma transparente e clara os custos associados aos cuidados de saúde que este recebe», acrescentou. Isto porque, segundo Miguel Castelo Branco, «os utentes não sabem o peso financeiro de um ato médico», que envolve «valores elevados, se forem contabilizados os técnicos envolvidos, os equipamentos de tecnologia avançada, os fármacos, o material médico ou a energia».

Para o administrador, a fatura informativa vai ajudar a que os hospitais não sejam vistos como «um supermercado em que as pessoas chegam e tiram um exame, e vão a outra tirar outro exame, como se não houvesse despesas».

Esta medida aplicar-se-á, numa fase inicial, exclusivamente às urgências, sendo depois progressivamente estendida à consulta externa, meios complementares de diagnóstico e internamento.

Sobre o autor

Leave a Reply