O chão falso do centro de dados da Portugal Telecom, na Covilhã, uma área de cerca de 500 metros quadrados, cedeu ao fim de quatro meses de uso, noticiou o “Expresso” na edição do passado sábado, acrescentando que este não terá suportado o peso dos servidores, que tiveram de ser retirados.
O jornal refere que o problema estará relacionado com um percalço ocorrido na fase da obra, originado por erro humano, que não teve impacto na operacionalização da instalação, estando já resolvido. Por seu lado, foram colocados, até à data, cerca de 30 trabalhadores no Data Center, mas a maioria não está a funcionar em pleno e está aquém das expetativas, diz o semanário, ressalvando que este facto poderá ser alterado com a reorganização da PT. Isto porque, ao juntar as áreas de computação na “cloud” e armazenamento de dados, poderá melhorar a eficácia comercial da equipa de vendas do centro. No entanto, o Data Center não conseguiu ainda captar os servidores de dados da administração pública, o que é apontado como mais um revés.
O projeto implicou um investimento de 90 milhões de euros e inclui um centro de apoio e supervisão, sendo o primeiro bloco do Data Center em formato de cubo perfeito com 33 metros de altura. O bloco inaugurado em setembro tem capacidade para 12.500 servidores, mas o projeto prevê a construção de mais três cubos e uma capacidade instalada de 50 mil servidores. Quando todo o projeto estiver concluído, a PT prevê que sejam criados 1.400 postos de trabalho: 400 diretos e mil indiretos.