A campanha Pirilampo Mágico 2010, a decorrer até 30 de Maio em todo o território nacional, é dinamizada no distrito da Guarda pela CERCIG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda e envolve mais de uma centena de organizações e colaboradores.
Participam, nomeadamente, Câmaras, escolas básicas e secundárias, estações dos Correios e o centro comercial Vivaci, enquanto os colaboradores são, essencialmente, familiares, técnicos de apoio e amigos do cidadão com deficiência ou incapacidades. Este ano, o pirilampo é de cor salmão e a campanha, da responsabilidade da FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, realiza-se sob o lema “Viver é Preciso”.
Criada em 1987, a iniciativa tem como principal objectivo apoiar estas instituições privadas sem fins lucrativos que prestam serviços de atendimento à pessoa portadora de deficiência ou incapacidades, designadamente ao nível da educação, formação profissional, actividades ocupacionais, habitação, apoio ao emprego e actividades terapêuticas. Mas o Pirilampo Mágico também pretende alertar a opinião pública para as questões dos direitos das pessoas com deficiência, como o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena. O pirilampo custa 2 euros e o pin 1 euro.