Arquivo

Centro Hospitalar da Beira Interior dá primeiro passo

Está dado o primeiro passo para a criação do Centro Hospitalar da Beira Interior com a partilha de recursos humanos e físicos entre o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).

As duas entidades assinaram na passada quinta-feira um protocolo para esse efeito, que entra em vigor em junho. No âmbito das consultas externas, o acordo prevê que o CHCB disponibilize recursos humanos nas especialidades de Pneumologia e Imunohemoterapia para acompanhamento de utentes da área de abrangência da ULSCB. Por sua vez, a ULSCB terá profissionais de Nefrologia para consultas de utentes do CHCB. No que respeita às urgências, ambas as estruturas disponibilizarão recursos humanos para acompanharem utentes de Oftalmologia e a ULSCB coloca ainda pessoal para urgências a realizar no CHCB na especialidade de Otorrinolaringologia. O documento foi assinado pelos respetivos presidentes no âmbito da conferência sobre a criação do “Polo de Saúde da Beira Interior”, realizada na Faculdade de Ciências da Saúde.

O presidente do CHCB, disse que este protocolo é um reflexo «da vontade de cooperar, levando à prática um documento que é só o ponto de partida para a criação do Polo de Saúde da Beira Interior». Miguel Castelo Branco adiantou que estão a decorrer reuniões com a Unidade Local de Saúde da Guarda para uma cooperação similar com o CHCB. A criação do Polo de Saúde da Beira Interior está prevista no relatório do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar (GTRH).

Sobre o autor

Leave a Reply