Arquivo

Centro de Alto Rendimento do Pocinho quase pronto para abrir

Está concluída a construção do Centro de Alto Rendimento do Remo, no Pocinho, no curso do rio Douro, faltando apenas adquirir o equipamento para ser inaugurado.

O empreendimento resulta de uma parceria da autarquia com a Secretaria de Estado do Desporto, com a colaboração da Federação Portuguesa de Remo, e tinha um custo inicial de mais de 6,5 milhões de euros. O centro terá capacidade para albergar 180 atletas em instalações de topo para a prática deste modalidade. «É um empreendimento que vai trazer muita gente do estrangeiro», sublinha Gustavo Duarte, destacando que ali poderão estagiar seleções de várias proveniências porque os praticantes da modalidade reconhecem que o Pocinho é «o melhor local do mundo» para estágios. No âmbito da empreitada, foi construído um equipamento desportivo de alto rendimento, constituído, nomeadamente, por uma zona de treino, piscina coberta, ginásio, cantina, uma zona social, quartos, um corredor de ligação e arranjos exteriores. O projeto de arquitetura é de Álvaro Trindade, sob a coordenação de Paula Teles, e tem sido muito elogiado pela crítica da especialidade sobretudo pela perfeita integração do complexo na paisagem dos socalcos durienses.

Para tal, os projetistas criaram um edifício que reinterpreta essa paisagem e as suas preexistências introduzidas pelo homem ao longo dos séculos no vale do Douro, tendo tido como objetivo não no impactar com volumetrias exageradas na serenidade do lugar. O resultado foi um edifício com três blocos funcionais (social, residencial e de treino), interligados por uma rede de escadarias, rampas e muros que os conduzem até ao rio e onde as deslocações foram minimizadas. Em consequência, o conjunto tem uma funcionalidade ímpar, sendo que as zonas coletivas de permanência, descanso e relaxamento se situam nas cotas altas enquanto as de treino e esforço estão mais recatadas.

Sobre o autor

Leave a Reply