Tem lugar no sábado à tarde, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), a sessão de entrega das bolsas de investigação concedidas pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) no âmbito do projeto “Territórios, Sociedades e Culturas em tempo de mudança”.
Esta iniciativa de apoio a jovens investigadores, que vai na sétima edição, incentiva o estudo com incidência nos espaços de baixa densidade e nos territórios transfronteiriços, enquadrados em temas como paisagens naturais e espaços rurais, património e turismo cultural, condições sociais e modos de vida, escola e coesão dos espaços rurais, e dinâmicas e cooperação territorial
Das mais de cem candidaturas recebidas, foram selecionadas quinze, em função da apreciação curricular e da qualidade das propostas de trabalho apresentadas. O apoio a conceder a cada trabalho selecionado é de 750 euros.
Depois da cerimónia de entrega será lançado o 19º volume da coleção “Iberografias”, editado pelo CEI e pela Âncora Editora. Este tomo intitula-se “Patrimónios, Territórios e Turismo Cultural: Recursos, Estratégias e Práticas” e é uma coletânea que testemunha «a atenção que o Centro tem dado à relação do património e da cultura com os processos de desenvolvimento regional e local, sobretudo dos territórios mais frágeis e profundos, localizados junto à fronteira entre Portugal e Espanha», refere o CEI.