Arquivo

CDU reclama mais atenção para freguesias rurais

Melhores acessibilidades e alargamento da rede de ecopontos são algumas das medidas defendidas por Honorato Robalo

Os dois carros com cores, as músicas e palavras de ordem da coligação chamavam a atenção dos poucos habitantes do Porto da Carne que estavam na freguesia no feriado do 5 de Outubro. Em mais uma acção de campanha porta-a-porta, o candidato da CDU à Câmara da Guarda pediu melhores condições para as freguesias rurais do concelho.

Honorato Robalo salienta que foi feito um «diagnóstico de vários problemas» que se mantêm nas freguesias rurais, exemplificando com as «deficiências de apoio da componente social por parte do município na área da educação». Outro campo que a CDU gostaria de ver melhorado é a «convergência de protocolos» com a Administração Regional de Saúde do Centro e a Unidade Local de Saúde da Guarda, nomeadamente relacionados com a «melhor acessibilidade à oferta pública de serviços» por parte «não só de quem reside na freguesia sede, mas também dos habitantes de anexas e de outras freguesias que têm que se deslocar». Esta foi uma das queixas apresentadas por um habitante do Porto da Carne por não haver «um abrigo junto do posto médico onde os utentes possam esperar pela consulta sem estar à chuva e ao frio». Outro «problema» que se coloca nalgumas anexas é a falta de ecopontos, com o candidato a defender que «todos os munícipes que estão ligados à rede de saneamento, pagam a água e os resíduos sólidos deviam dispor desse serviço».

Também as acessibilidades merecem o reparo dos comunistas, que criticam o que se passa na ligação Videmonte-Trinta: «Há um autocarro que chega às 12h30 aos Trinta e as pessoas têm que ir para Videmonte a pé», daí que a CDU proponha «o aumento do transporte público, porque nem toda a gente tem carro e temos de pensar nos idosos e nos jovens». Também o «piso degradado» da estrada que serve aquelas e outras freguesias da zona merece o reparo de Honorato Robalo. Confiante que vai ser eleito vereador e aumentar o número de eleitos na Assembleia Municipal, o candidato salienta que a CDU tem primado pela campanha do porta-a-porta e do contacto pessoal nas freguesias, mesmo naquelas onde não apresenta listas – como é o caso de Porto da Carne. «É importante não esquecer que a maioria absoluta do executivo PS na Assembleia Municipal é consubstanciada também a nível da conjugação dos eleitos na Assembleia de Freguesia», critica. No mesmo sentido, «é importante termos um vereador no executivo para levantarmos muitas questões que nem sequer chegam à Assembleia», justifica, imputando responsabilidade «ao PS e PSD». Na sua opinião, «antes, o órgão deliberativo do município era mais fiscalizador».

Ricardo Cordeiro Candidato da CDU à Câmara da Guarda levou propostas a todas as pessoas que encontrou na rua

CDU reclama mais atenção para freguesias
        rurais

Sobre o autor

Leave a Reply