Arquivo

CativArte em Famalicão da Serra

Iniciativa decorre este fim-de-semana

Um evento alternativo, centrado na importância das artes, é a proposta do Centro Cultural de Famalicão (CCF), no concelho da Guarda, para o próximo fim-de-semana com a primeira edição do CativArte – Festa de Artes e Culturas.

Trata-se de uma iniciativa vocacionada para a valorização da cultura participativa, propondo um conjunto de oficinas de experimentação nos domínios das artes circenses (Michel Kotenkoff – Mandacaru), escultura (João Cruz Reis), pintura (K!m Pr!su), cerâmica artística (Valérie Censier – ASTA) e artes tradicionais. Esta última tem a particularidade de funcionar sob a orientação de dois artesãos locais António Ferreira (albardeiro e escultor de bonecos à navalha) e José Augusto Santos (cesteiro e empalhador de garrafões). Já os participantes no atelier de escultura serão desafiados a esculpir, colectivamente, um tronco de castanheiro com o objectivo de criar uma escultura de arte pública, a instalar posteriormente na aldeia. Estas actividades funcionam sábado e domingo, com excepção dos espaços dedicados às artes circenses e pintura, que apenas se realizam durante todo o dia de sábado. As inscrições poderão ser feitas no secretariado do evento até depois de amanhã, ou através do e-mail ccf@ccfamalicao.com ou telemóvel 96-1710068.

Em termos de programação, o CCF reservou para a primeira noite a apresentação da última peça do Teatro das Beiras, intitulada “Piratas! O Mistério de Maria de la Muerte”, de Graeme Pulleyn e Helen Ainsworth, e um concerto dos Kumpania Algazarra. Trata-se de uma fanfarra que promete uma viagem musical às diversas culturas do mundo e dá corpo à fusão de sonoridades folk dos Balcãs, Norte de África, Médio Oriente e Portugal com as modernas influências do “ska”, “afro” e “swing”. Pelo meio haverá animação circense e musical. No domingo, a partir das 14 horas, a animação de rua estará a cargo dos Mandacaru (Coimbra) e do grupo Agora Teatro (Évora), com um espectáculo de teatro de objectos, música e oficina plástica intitulado “Uma grande Árvore”. A fanfarra NemFáNemFum, da colectividade organizadora, e a companhia Marimbondo, com os Miss E@sy no Trio Pedalo, são outras propostas, além da pintura rápida ao vivo por Mário Costa. Do programa destaca-se igualmente a participação da Associação Sócio Terapêutica de Almeida (ASTA) com animação circulante. Durante os dois dias do evento haverá ainda actividades criativas para crianças, animação pelas ruas da localidade e tasquinhas.

Sobre o autor

Leave a Reply