A lenda sobre o amor proibido entre um cavaleiro cristão e a filha de um judeu rico de Castelo Rodrigo inspira “A Lenda da Marofa”, que vai decorrer naquela Aldeia Histórica do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo nos dias 31 de agosto e 1 de setembro.
Ofa deu origem ao nome da Marofa, a serra que se avista de Castelo Rodrigo e foi palco desta “estória” que agora será recordada numa festa promovida pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, em conjunto com o município de Figueira de Castelo Rodrigo. O programa contempla teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia para celebrar as origens e tradições desta localidade. Um dos destaques desta festa é um percurso fotográfico no dia 31 no final do qual cada participante selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas. “A lenda da Marofa” faz parte do ciclo “12 em rede/Aldeias em festa”, que termina em dezembro e integra ainda eventos em Castelo Mendo, no concelho de Almeida (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e Belmonte (7 a 9 de dezembro).
Em cada evento a associação disponibiliza um pacote especial de alojamento para quem «quiser aproveitar e ficar mais dias na região para conhecer as restantes Aldeias Históricas de Portugal». O ciclo é financiado por fundos comunitários, através do programa Centro 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).